RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Embratel e RNP inauguram novo ponto para troca de tráfego entre seus backbones

Novos circuitos vão descongestionar os anteriores


O ano de 1999 começou com mais uma importante inauguração para os usuários do backbone da RNP. No dia 30 de dezembro passado, a Embratel e a RNP inauguraram, em São Paulo, mais um ponto para troca de tráfego entre seus backbones. Os novos circuitos se somam aos já existentes no Rio de Janeiro que apresentavam saturação por escassez de largura de banda.

Após um longo período de negociações, RNP e Embratel chegaram a um acordo para a instalação deste novo ponto, em São Paulo, composto por quatro circuitos de 2 Mbps que, somados aos dois de 2 Mbps no Rio de Janeiro, totalizam 12 Mbps de largura de banda exclusivos para a troca de tráfego entre o backbone da RNP e o da Embratel. A inauguração deste novo ponto vai reverter a saturação do circuito carioca e restabelecer a qualidade da conexão entre estes dois backbones.

O backbone da Embratel é o maior dentre os nacionais. Voltado mais para Provedores de Serviços Internet do que para usuários finais, ele atende 110 localidades no Brasil e conta com um total de 252 Mbps de velocidade em seus circuitos internacionais que o ligam diretamente com os Estados Unidos, Europa e Mercosul. A qualidade da conexão entre o backbone da RNP e o da Embratel é importante para facilitar o acesso às informações científicas e acadêmicas nacionais por parte da sociedade brasileira em geral e, também, da comunidade da Internet como um todo. Na outra mão, os usuários do backbone da RNP - que conta com 26 Pontos de Presença no país atendendo a mais de 700 instituições, incluindo-se aí redes acadêmicas estaduais - têm nesta conexão uma indispensável ponte de ligação com os diversos serviços comerciais prestados via Internet no Brasil.

As estatísticas dos roteadores destas linhas, com dados coletados diariamente, já estão disponíveis para consulta neste site, no sub-item Backbone > Centro de Operações > Estatísticas

[RNP, 06.01.1999]

Consulta em noticias