RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Programadores se preparam para enfrentar o Bug do Milênio

RNP elabora documento com referências para quem vai enfrentar o problema em sistemas Internet


O prazo acabou para quem apenas adiou o problema. A chegada de 1999 obriga administradores de sistemas e de redes, em todo o mundo, a efetivamente tomar medidas que evitem o colapso de seus serviços com o Bug do Milênio. A RNP se prepara para enfrentar esta situação e produziu um documento com links para algumas referências sobre o assunto. São textos selecionados ao longo de estudos realizados com o objetivo de garantir a manutenção da normalidade no funcionamento do seu backbone diante desse desafio de alcance mundial.

O Bug do Milênio, também chamado de Y2K - Y de year (ano, em inglês) e 2K representando 2000 - no vocabulário de programadores, é fruto da escassez de recursos computacionais do início da história da informática. Nos primeiros programas, o ano das datas era registrado com apenas dois algarismos, para economia de memória. Dessa forma, o ano 2000 é representado como 00, que é menor que 99, último ano do século, quebrando a sequência lógica das datas e provocando, com isso, a pane de sistemas que dependem desses registros.

"Os prazos internacionais para resolução do Bug vencem em Dezembro de 1998, sendo o ano de 1999 reservado para testes e substituições." Este alerta, presente no documento da RNP, destaca o caráter de imediatismo das ações a serem tomadas e dá uma dica dos procedimentos a serem seguidos. Programadores e técnicos devem trabalhar em conjunto com fabricantes de hardware e de software, inventariando equipamentos e programas de suas organizações, realizando testes e providenciando as substituições necessárias, de acordo com um dos documentos disponíveis.

O conjunto de referências selecionadas pela RNP contém um documento produzido pelo Year 2000 Working Group da IETF - Internet Engineering Task Force com estudos técnicos a respeito do funcionamento dos protocolos Internet; um outro documento, traduzido, elaborado pelo Best Practices Subcommittee of the Interagency Committee, com um roteiro que enumera as etapas a serem cumpridas pelos administradores de sistemas de forma a mobilizar recursos e pessoal e tomar medidas efetivas em tempo hábil; uma FAQ; links para fabricantes de software e hardware; além de conjunto de transparências de uma palestra da RNP e alguns documentos elaborados por instituições brasileiras.

Manter seus equipamentos e sistemas operacionais em funcionamento, garantindo a operação de seu backbone, é a principal preocupação da RNP diante do Y2K. A ampla divulgação de informações relevantes sobre o tema é uma iniciativa que nasce deste objetivo. As soluções encontradas ao longo do caminho serão divulgadas no site da RNP.

[RNP, 30.11.1998]

Consulta em noticias