RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español

 
Operação da rede 
 

Serviços IP

Os blocos IP usados pelas instituições clientes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa são administrados pela RNP. O registro de blocos IPv4 e IPv6 é feito pelo Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP, que também disponibiliza serviços de whois e de looking glass.


Registro de blocos IP

O serviço de registro de blocos IP da rede Ipê é feito pelo Centro de Engenharia e Operações para as instituições usuárias qualificadas pelo Comitê Gestor da RNP.

A solicitação de alocação de blocos IP é feita através de formulário disponível na extranet da RNP, na última etapa do processo de qualificação das instituições usuárias.

Solicitações de blocos IPv6 e de novos blocos IPv4 devem ser enviadas pelos contatos técnicos das instituições usuárias para o e-mail registroarrobaerreenepepontobeerre, incluindo a descrição detalhada das necessidades e justificativa para o pedido.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CEO no endereço ceoarrobaerreenepepontobeerre.


Whois

Este serviço permite consultar os blocos IP das instituições usuárias da rede nacional acadêmica administrada pela RNP.

Whois RNP

Looking glass

Este serviço permite consultas sobre roteamento (protocolo BGP) e testes de alcance e de tempo de resposta (ping e traceroute) na rede acadêmica brasileira.

Looking glass RNP