O objetivo do Fórum da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), realizado nos dias 10 e 11 de agosto, é ser um espaço para o planejamento de futuras atividades do projeto. Através da interação entre os seus participantes, espera-se identificar as principais dificuldades, necessidades e expectativas que ocorrem no âmbito da Rute, que servirão para nortear as estratégias, planos de ação e futuros passos deste projeto.

Durante o evento, que contou com a presença de representantes dos 57 núcleos Rute das fases 1 e 2, foram apresentadas ainda algumas iniciativas de telemedicina e telessaúde que atualmente são realizadas no Brasil e no exterior.

Para acompanhar a transmissão ao vivo do evento, clique aqui.

Notícias

Gerente da Internet2 detalha a rede de telemedicina dos EUA durante Fórum Rute

Rute inaugura núcleos na UFRJ, UFF, Unirio e Ufes durante seu Fórum

Fórum Rute começa com palestras sobre tecnologias móveis para diagnósticos e educação

Sobre a Rute

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização também responsável pela Internet acadêmica do Brasil. Os objetivos centrais desta rede são: aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar formalmente Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.

Na primeira fase da iniciativa, que teve origem em 2006, 19 instituições foram beneficiadas. Com a expansão da Rute, anunciada em agosto de 2007, o número total de instituições participantes passou para 57, distribuídas em todos os estados do Brasil. Em junho de 2009 foi lançada a terceira fase da Rute, com a adesão de 60 hospitais certificados de ensino e 15 instituições da esfera administrativa federal.