RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Eventos 
 

Programação

A RNP vai promover no dia 3 de dezembro um ciclo de palestras para comemorar o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI). O tema do DISI 2008 é Prevenção: a melhor forma de defesa contra ameaças. O evento será transmitido via Internet.

Ao longo das apresentações, perguntas poderão ser encaminhadas aos palestrantes através do endereço disi@cais.rnp.br


3.12 | Quarta-feira


9:00 – 9:10

Abertura do evento

Liliana Solha (CAIS/RNP) e Roberto Pimenta (CTIR Gov)

9:10 – 09:50

Cuidados básicos em segurança para o dia-a-dia

Nos últimos anos, o foco dos ataques pela Internet tem mudado de ataques contra computadores para o ataque diretamente ao usuário final destas máquinas. Dessa forma, fica cada vez mais importante aprendermos a utilizar seguramente os recursos da Internet, como Web, e-mail, mensagens instantâneas ou internet banking.

Pensando nisso, o CAIS/RNP desenvolveu essa palestra sobre "Cuidados básicos em segurança para o dia-a-dia", com diversas dicas para nós usuários podermos usufruir da Internet sem correr riscos.

Atanaí S. Ticianelli (CAIS/RNP)

9:50 – 10:30

Como evitar fraudes na Internet?

Apresentando exemplos de fraudes e explicando as ações de criminosos, a a palestra busca dar aos usuários de Internet toda a informação de que necessitam para não cair nos mais variados golpes que circulam pela rede.

Altieres Rohr (Linha Defensiva) e Fabio Assolini (Linha Defensiva)

10:30h - 10:50

Coffee break

10:50h - 11:30

Seguranca da informação e comunicações: uma questão de atitude

A palestra desenvolve os pilares de segurança da informação e comunicações no contexto das atividades desenvolvidas por uma pessoa, desde seu ambiente familiar até sua rotina de trabalho, destacando a importância do tema e a forma como está sendo tratado na Administração Pública Federal brasileira.

Reinaldo Silva Simião (DSIC/GSI-PR)

11:30h - 12:10

Dicas do Procon ao consumidor digital

Ildecer Amorim, Walter José Faiad de Moura (Procon)

12:10h - 12:50

Ano 2008: retrospectiva de segurança

Nesta palestra são relembrados os principais fatos que ocorreram na área de segurança ao longo do ano de 2008, com destaque especial para assuntos que envolvem o usuário final.

Jacomo Piccolini (CAIS/RNP)

12:50h - 13:00

Encerramento do evento



Palestrantes


  • Liliana Solha

    Liliana Solha é bacharel em Engenharia Industrial pela Universidade de Lima (Ulima), Peru, com pós-graduação em Redes de Computadores pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Brasil. Atua na área de segurança em redes desde 1996. Em 1998, assumiu a gerência do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), grupo de segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). De 2002 a 2008, fez parte do Comitê Gestor do FIRST - Forum of Incident Response Security Teams - foro mundial de grupos de segurança, constituindo-se na primeira representação latino-americana. Liliana tem ministrado palestras e cursos em diversos eventos de segurança no Brasil e no exterior.

  • Atanaí Ticianelli

    Atanaí Ticianelli é formado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos com Pós-Graduação em Redes de Computadores pelo IC-Unicamp. Faz parte da equipe do CAIS a 4 anos e atualmente encontra-se dedicado à atividade de atendimento a incidentes.

  • Altieres Rohr

    Altieres Rohr fundou a Linha Defensiva em janeiro de 2005. Criou a ferramenta de remoção de pragas virtuais 'BankerFix', que já teve mais de dois milhões de downloads. Estudante de jornalismo, ele também escreve a coluna 'Segurança para o PC' no G1 da Globo.com.

  • Reinaldo Silva Simião

    Reinaldo Silva Simião, Coronel Aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, execerndo a função de Coordenador-Geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações do DSIC do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Concluindo o Curso de Especialização e Gestão de Segurança da Informação e Comunicações pela UNB, com Mestrado em Relações Internacionais pela UNB e Doutorado em Sociologia pela FLACSO e UNB.

  • Fabio Assolini

    Fabio Assolini é graduando em Ciência da Computação. Atua como Analista de Vírus no ARIS-LD, grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança da Linha Defensiva, responsável pela base de dados da ferramenta de remoção Bankerfix. Também colabora com outros grupos de combate e análise de vírus, como o MIRT, do site de segurança CastleCops.

  • Jacomo Piccolini

    Jacomo Piccolini é formado em Engenharia pela UFSCar, com pós-graduações no Instituto de Computação e Instituto de Economia da UNICAMP. Possui as certificações GCIA - GIAC Certified Intrusion Analyst, GCFA - GIAC Certified Forensics Analyst e SSP-CNSA - Computer and Network Security Awareness. Atua como Analista de Segurança Sênior junto ao CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (www.rnp.br/cais). Possui mais de 10 anos de experiência na área de segurança atualmente desenvolvendo atividades como coordenador temático de segurança da Escola Superior de Redes da RNP.




Apoio:

Realização: