RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Eventos 
 

Conheça o CAIS

O CAIS foi criado em 1997, com o intuito de atuar na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede da RNP, além de divulgar informações e alertas de segurança e participar de organismos internacionais capazes de contribuir no aperfeiçoamento das atividades de grupos de segurança por todo o mundo.

Nestes 9 anos de história, muito já foi feito pela rede educacional brasileira, e queremos aqui dar-lhes algumas amostras do resultado do trabalho do CAIS ao longo desse período.

Os números abaixo são dados reais das atividades realizadas pelo CAIS, e refletem direta ou indiretamente o volume e diferente natureza das ameaças que a rede acadêmica brasileira enfrentou durante a década passada:

  • Quantidade total de incidentes atendidos pelo CAIS desde sua criação: 195.105 incidentes
  • Volume de incidentes reportados ao CAIS ano após ano:
    Gráfico de incidentes por ano reportados ao Cais


  • Quantidades de alertas de segurança já divulgados pelo CAIS: 572 alertas.
    Gráfico de alertas enviados por ano pelo Cais
  • Número de endereços de e-mail inscritos em nossa lista de alertas: 3546 endereços únicos


Você também pode se inscrever na lista de alertas do CAIS. Acesse http://www.rnp.br/cais/alertas/






Abaixo, seguem dados de alguns projetos mantidos pelo CAIS, e seu reflexo no tratamento de incidentes na rede acadêmica brasileira:

Projeto de Sensores Distribuídos

Busca identificar tráfego característico de botnets, para que os sistemas controladores destas redes e máquinas infectadas por bots sejam localizadas e tenham os malwares removidos.

  • Quantidade de máquinas infectadas com bots identificadas na rede acadêmica brasileira: 30.689
  • Quantidade de controladores já identificados na rede acadêmica brasileira: 222





Base de Malware

Através da coleta e análise de malware (programas maliciosos), é possível montar um panorama da sua forma de distribuição, vetores de infecção e características no comprometimento de sistemas, além de facilitar a identificação de novas ameaças e agilizar o processo de criação de novas vacinas.

  • Quantidade de URLs apontando para malwares já coletadas e armazenadas pelo CAIS: 74697
  • Total de URLs que estavam ativas e permitiram o download de arquivo malicioso: 47973

Você também pode contribuir com este projeto:

Malware é qualquer tipo de arquivo cuja finalidade é prejudicar o usuário dono de um sistema. Caso você receba arquivos suspeitos através de seu e-mail, ou mesmo caso você se depare com algum endereço (URL) apontando para um malware, envie este arquivo, e-mail ou endereço da página onde o arquivo pode ser encontrado para o e-mail artefatos@cais.rnp.br . Estes malwares são cadastrados em nossa base de dados e analisados, fornecendo informações importantes para o combate deste tipo de ameaça.






Combate a sites de phishing scam (golpes virtuais)

Numa parceria com a APWG (Anti-Phishing Working Group - ), o CAIS tem trabalhado no sentido de identificar casos de phishing scam (golpes virtuais visando obter dados sigilosos de usuários) circulando no Brasil, fazendo parte assim de uma grande rede de colaboração visando ao compartilhamento deste tipo de informação, e uma resposta mais rápida no combate a este tipo de atividade.

Você também pode contribuir com este projeto:

Golpes do tipo Phishing Scan tentam obter do usuário informações confidenciais, como número de conta corrente bancária, senha de acesso a bancos pela internet, números de cartão de crédito, etc, através de sites falsos que imitam as páginas originais das instituições sendo fraudadas. Caso você se depare com alguma página deste tipo, ou receba algum e-mail que tenta fraudar alguma instituição, envie este e-mail para phishing@cais.rnp.br. Estas informações serão úteis no combate a esta forma de ataque.