A RNP, em parceria com o Ver Ciência, disponibilizou em seu site, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 3 a 8 de outubro de 2005, 11 vídeos sobre Ciência e Tecnologia.
O projeto foi experimental. Neste ano, o acesso aos filmes foi restrito para instituições que foram convidadas pela organização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.
Os temas dos vídeos foram: Einstein, Hidrogênio, Robôs, Água e Nanotecnologia. Algumas produções foram feitas por grandes emissoras de TV internacionais, como Deutsche Welle e a ZDF (Alemanha), e do Brasil, a TV Cultura e a Ema Vídeo, que mostram os novos projetos de pesquisa e as principais descobertas na área de Ciência e Tecnologia.
O Projeto Ver Ciência desenvolve um trabalho de divulgação de Ciência e Tecnologia desde 1994, com a realização das Mostras Ver Ciência, um festival anual de programas de TV, realizados nos mais diversos países. A temporada 2005 do "Ver Ciência" começou com a Mostra Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, dos dias 27 de Setembro a 02 de Outubro.
A criação da Semana foi definida pelo Presidente Lula no Decreto de 09 de junho de 2004, cuja coordenação está sob responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a colaboração das entidades nacionais vinculadas ao setor. Cada instituto de pesquisa vinculado ao MCT foi convidado a participar, abrindo suas portas para a população e promovendo atividades para popularizar a Ciência. O objetivo foi mobilizar a população em torno dos temas e da importância da Ciência e Tecnologia e contribuir para a popularização da Ciência. No ano passado, mais de 500 instituições em todo o país participaram da Semana. Foram realizadas 1.842 atividades em 252 municípios brasileiros.
O acesso aos programas foi restrito, por meio de login e senha, para instituições que participaram do projeto experimental. Os resultados do projeto servirão de base para definir sua reedição em 2006, quando esperamos poder alcançar um número maior de instituições e de espectadores.
Resumos de alguns vídeos:
Hidrogênio, o carro do futuro
O hidrogênio é considerado uma das maiores fontes de energia do futuro. Extremamente leve, ele aciona sistemas mecânicos pesados e produz eletricidade e calor. O mais interessante é que não libera toxinas ou poluentes ao ser usado. Os primeiros veículos a hidrogênio já estão circulando. Mas ainda se levará um bom tempo para criar a necessária rede de estações de abastecimento para estes veículos.
30 mim
Deutsche Welle (Alemanha)
Este programa da série "Ver Ciência", veiculado pela TV Cultura, mostra as perspectivas e consequências do desenvolvimento da nanotecnologia e sua crescente aplicação nas áreas mais diferenciadas: da indústria aeronáutica à "medicina de reposição". Os pesquisadores Mário Ricardo Rúbio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT, e Antonio Carlos Seabra, professor da Poli/USP, descrevem o quadro atual do setor no Brasil; e comentam trechos do documentário "Micro-universos", da Deutsche Welle.
30 mim
TV Cultura (Brasil) e ZDF (Alemanha)
Expedições: Água
A série "Expedições" faz um mergulho em uma das mais alarmantes crises ambientais da atualidade: o descaso com a água. No primeiro de dois programas sobre a água doce, "Expedições" traça um panorama da situação da água no Brasil e no mundo. E investiga os crimes ambientais que colocam em risco os rios e aqüíferos do Brasil - país que detém, sozinho, 12% das reservas de água doce da Terra.
25 mim
RW Vídeo (Brasil)
LabOceano e usina de energia das ondas
LabOceano da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro abriga o mais profundo tanque oceânico do mundo. É capaz de reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômeno que ocorrem a dois mil metros de profundidade. O programa mostra ainda o protótipo da primeira usina de energia das ondas das Américas, que será inaugurada em 2006, no Porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza, Ceará.
10 mim
COPPE/UFRJ (Brasil)
Einstein no Brasil - Partes I E II
Os dois programas, produzidos em 1995, relatam o impacto da visita de Albert Einstein ao Brasil e sua importância para a comunidade científica do país. Revelam, ainda, as impressões do maior expoente da física contemporânea sobre os trópicos; e traz os depoimentos de cientistas brasileiros (e do "povo na rua") sobre o papel de Einstein na revolução do conhecimento científico que marcou o século 20.
50 mim
Ema Vídeo (Brasil)
|