![]() | Worm explora falha no telnet.d em sistemas Sun SolarisUSCERT-TA07-059A [CAIS, 02.03.2007-16:54, revisão 01] O CAIS está repassando o alerta do US-CERT, intitulado "TA07-059A - Sun Solaris Telnet Worm", que trata da circulação de um worm capaz de explorar uma vulnerabilidade no telnet.d em sistemas Sun Solaris, devidamente anunciada pelo CAIS em 12 de Fevereiro de 2007 (veja seção "Mais informações" [1]). A vulnerabilidade divulgada anteriormente permite ao worm conectar-se com privilégios elevados no sistema vulnerável através do daemon telnet.d (porta 23/TCP) de sistemas Sun Solaris. Como a vulnerabilidade é relativamente simples de ser explorada, tanto o worm como um atacante que explorassem esta vulnerabilidade com sucesso poderiam obter o controle total sobre o sistema afetado. As características do worm incluem:
A Sun publicou informações em um alerta próprio onde incluiu um script que desabilita o daemon telnet e desfaz algumas ações conhecidas executadas pelo worm. (veja seção "Mais informações" [2]) Sistemas afetados:
Correções disponíveis: Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em:
Medidas paliativas: As seguintes medidas paliativas podem ser utilizadas de forma a se contornar os problemas causados pela vulnerabilidade em questão:
Lembre-se de que Telnet é um serviço que realiza autenticação em texto puro, ou seja, as credenciais de acesso transitam sem proteção criptográfica pela rede. Outros serviços que têm as mesmas características são rlogin e FTP. O CAIS recomenda o uso de serviços de login remoto mais seguros, como SSH. Mais informações:
O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes. O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF: | ![]() Contato com o Cais: +55 (19) 3787-3300 |