![]() | Vulnerabilidade de Execução de Código no Microsoft ExcelSecurityFocus-BID18422 [CAIS, 19.06.2006-16:19, revisão 01] O CAIS está repassando o alerta da SecurityFocus, intitulado "Microsoft Excel Unspecified Remote Code Execution Vulnerability", que trata de uma vulnerabilidade crítica recém-descoberta no Microsoft Excel. Através de uma planilha Excel especialmente construída, um atacante pode executar código arbitrário em uma máquina vulnerável com os direitos do usuário que abrir o arquivo em questão. A vulnerabilidade existe na forma que o Excel trata URL's muito longas dentro dos seus próprios arquivos de dados. O CAIS realizou testes com os exploits já divulgados na internet para esta vulnerabilidade em um ambiente controlado, e comprovou o funcionamento da vulnerabilidade em questão. O CAIS realizou ainda testes com antivírus de fabricantes diversos, e nenhum deles foi capaz de detectar o arquivo malicioso utilizado nos testes. É importante ressaltar que a vulnerabilidade em questão está sendo explorada atualmente, e que ainda não existe uma correção disponibilizada pelo fabricante. O CAIS verificou que já existem worms, trojans e downloaders (programas que baixam vários malwares) explorando esta vulnerabilidade. Abaixo segue uma lista de malwares que já exploram esta vulnerabilidade em especifico:
O US-CERT reportou que, em muitos casos o Excel é capaz de abrir um documento, mesmo que este possua uma extensão desconhecida. Este comportamento pode permitir que filtros de extensão sejam burlados e que arquivos Excel sejam escondidos no sistema. Sistemas afetados:
Formas de mitigação: As seguintes ações podem ser tomadas para evitar e reduzir o impacto da vulnerabilidade em questão:
Correções disponíveis: Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em: Ainda não existem correções disponibilizadas pelo fabricante para a vulnerabilidade em questão. Mais informações:
Identificador CVE (http://cve.mitre.org): CVE-2006-3059 O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes. O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF: | ![]() Contato com o Cais: +55 (19) 3787-3300 |