![]() | Vulnerabilidade no XMLRPC para PHPAlerta do CAIS 07112005 [CAIS, 07.11.2005-17:13, revisão 01] O CAIS vem acompanhando um aumento significativo nos ataques relacionados a páginas em PHP nos últimos meses. Estes ataques tipicamente sao realizados utilizando vulnerabilidades de injeção de código, onde o atacante consegue inserir código de outro site para ser executado no servidor WWW da vítima. Estas vulnerabilidades, caso exploradas com sucesso, podem permitir a execução remota de código no servidor WWW atacado. Recentemente, foi divulgada uma falha de injeção de código no componente XMLRPC, muito utilizado por diversas aplicações em PHP, o que torna qualquer aplicação que utilize uma versão desatualizada deste componente vulnerável a este tipo de ataque. De acordo com informações do Internet Storm Center, esta vulnerabilidade esta sendo explorada por pelo menos três tipos diferentes de ferramentas que instalam programas maliciosos e bots nas máquinas invadidas. Como existe a possibilidade dessa vulnerabilidade ser utilizada para criação de um worm, o CAIS recomenda que as atualizações sejam aplicadas o mais rápido possível. Este tipo de ataque pode ser detectado através da seguinte assinatura para o IDS Snort, disponível no conjunto de regras bleedingsnort (http://www.bleedingsnort.com): alert tcp $EXTERNAL_NET any -> $HTTP_SERVERS $HTTP_PORTS \ Sistemas afetados: Qualquer aplicação que utilize o componente XMLRPC versão 1.1 ou inferior, incluindo:
Lembramos que esta lista não é exaustiva, e que outros produtos além dos listados acima podem estar vulneráveis. Correções disponíveis: Recomenda-se atualizar as bibliotecas XMLRPC para PHP para a versão mais atual. Veja o link abaixo para maiores informações: Adicionalmente, recomenda-se checar os sites dos respectivos produtos afetados para verificar a existência de atualizações específicas. Mais informações:
O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes. O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF: | ![]() Contato com o Cais: +55 (19) 3787-3300 |