RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Vulnerabilidade em arquivos de icones e ponteiros de mouse

Microsoft Security Bulletin MS05-002

[CAIS, 11.01.2005-18:03, revisão 01]


O CAIS está repassando o alerta da Microsoft, intitulado "MS05-002 - Vulnerability in Cursor and Icon Format Handling Could Allow Remote Code Execution (891711)", que trata de uma vulnerabilidade no tratamento dos arquivos de icones e ponteiros de mouse do Microsoft Windows.

Um atacante pode explorar esta vulnerabilidade construindo um arquivo de ponteiros de mouse ou de icones malicioso e induzindo o usuario a visitar um endereço web ou link em e-mail contendo este arquivo. Se explorada com sucesso, a vulnerabilidade pode permitir a execução remota de código, e o atacante pode obter controle total sobre o sistema afetado.

Sistemas afetados:

  • Microsoft Windows NT Server 4.0 Service Pack 6a
  • Microsoft Windows NT Server 4.0 Terminal Server Edition Service Pack 6
  • Microsoft Windows 2000 Service Pack 3
  • Microsoft Windows 2000 Service Pack 4
  • Microsoft Windows XP Service Pack 1
  • Microsoft Windows XP 64-Bit Edition Service Pack 1
  • Microsoft Windows XP 64-Bit Edition Version 2003
  • Microsoft Windows Server 2003
  • Microsoft Windows Server 2003 64-Bit Edition
  • Microsoft Windows 98
  • Microsoft Windows 98 SE
  • Microsoft Windows Millenium Edition

Correções disponíveis:

Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em:

As correções para Windows 98, Windows 98 SE e Windows Millenium ainda não estão disponíveis. A Microsoft informa que quando estiverem disponíveis, estas podem ser obtidas através do site do Windows Update, acessivel através do endereço http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=21130.

Mais informações:

Identificadores CVE (http://cve.mitre.org): CAN-2004-1049 e CAN-2004-1305

O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

Os Alertas do CAIS também são oferecidos no formato RSS/RDF:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais