RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Alerta do CAIS ALR-27062003

Atividade gerada pelo Stumbler (Trojan 55808)

[CAIS, 27.06.2003, revisão 01]


Nas últimas semanas o CAIS tem acompanhado várias discussões relacionadas ao tráfego de pacotes TCP com certa característica marcante: o Window Size de tamanho 55808. Os sistemas de monitoramento do CAIS identificaram tráfego deste gênero, direcionado à porta 21 (FTP).

Até o momento foram capturadas e analisadas duas versões do "malware" (ferramenta hacker) que estaria gerando este tráfego, batizado de Stumbler e também chamado de Trojan 55808. Existem alguns questionamentos se as cópias obtidas são a fonte original dos pacotes ou se foram desenvolvidas para imitar o tráfego que começou a ser detectado durante a segunda semana do mês de Junho.

A análise do Stumbler indica que sua função é realizar atividade de reconhecimento (scanning) de forma distribuida, dificultando a identificação da origem da atividade (stealth scanning), ja' que o endereço IP origem dos pacotes gerados por ele é forjado. O funcionamento é melhor descrito a seguir.

Os pacotes possuem as seguintes características:

Pacotes TCP SYN com Window Size = 55808
IP origem e IP destino aleatorios
Porta Origem e Porta Destino diversas variados

O processo de mapeamento começa com o envio de pacotes TCP SYN com a porta desejada para as máquinas alvo. Como a origem é forjada esses pacotes são capturados em trânsito por máquinas infectadas com o "Stumbler". A máquina onde está instalada o "malware" coloca a placa de rede em modo promÍscuo para poder capturar todos os pacotes e então identificar quais possuem o Window Size específico. Essas informações são coletadas, armazenadas e posteriormente enviadas a um IP específico.

O IP destino dos dados coletados nas versões analisadas é 12.108.65.76. No entanto este IP pode ser alterado remotamente com o envio de um pacote TCP especialmente construído.

As máquinas infectadas com o Stumbler apresentam as seguintes características:

presença do arquivo /tmp/.../a (código executável do "Stumbler")
presença do arquivo /tmp/.../r (dados coletados pelo "Stumbler")

Maiores informações:

"Stumbler" Distributed Stealth Scanning Network
http://xforce.iss.net/xforce/alerts/id/advise146

Intrusec Alert: 55808 Trojan Analysis
http://www.intrusec.com/55808.html

Window Size 55808 packets
http://isc.sans.org/diary.html?date=2003-06-22

O CAIS estara' acompanhando a evolucao deste caso, mantendo-os informados sobre novos desdobramentos do mesmo.



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais