RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Sobre a RNP 
 

RNP/OS

A RNP foi qualificada como Organização Social (OS), pelo governo federal, em 9 de janeiro de 2002. O ato encerra um ciclo formado por uma história de mais de 10 anos de serviços prestados à comunidade acadêmica, na condição de projeto. A qualificação é resultado de uma ação planejada pela própria instituição, com apoio dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Planejamento.

A institucionalização da RNP era pensada já desde 1995. O surgimento do modelo de Organização Social, em 1998, deu forma à idéia. Ele é adequado às necessidades de autonomia da RNP e aos níveis de controle e de transparência exigidos pelo governo para a prestação de serviço de interesse público ao cidadão-cliente.

O primeiro passo dado foi a constituição da Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, em 1999, cujo estatuto foi definido de acordo com os requisitos previstos no modelo das OS. Em 2001, uma comissão criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), considerando a importância da Tecnologia da Informação (TI) para o mundo atual, recomendou que fosse concluído o processo de qualificação da RNP como Organização Social.




Notícias relacionadas:

RNP passa por sua primeira avaliação

Avaliadores destacam importância estratégica da instituição

[RNP, 02.10.2002]

RNP ganha mais autonomia administrativa

Transformação em OS foi oficializada em janeiro

[RNP, 04.02.2002]


Outras referências:

Decreto 4.077/2002