Organização:
RNP


Patrocínio:
Embratel

Sun Microsystems

Extreme Networks

Furukawa

Global Crossing

Intel

PadTec

Programa

Painel de Redes Óticas Experimentais
As iniciativas óticas de redes experimentais que estão em desenvolvimento foram o tema deste painel, que apresentou a evolução desses projetos no Brasil (Giga), Chile (G-Reuna), Europa e Estados Unidos.
Veja resumos das apresentações e biografias dos apresentadores

Painel de Redes de Pesquisa e Educação
Neste painel foi apresentada a evolução das redes de pesquisa e educação na América Latina e Europa. O objetivo era avaliar as dificuldades e estratégias adotadas para atender à comunidade de pesquisa e ensino. O painel contou com a presença de representantes das redes do Brasil (RNP), América Latina (Clara), Europa (Dante), Uruguai (RAU), Canadá (Redes Comunitárias) e Curitiba (Remav Curitiba).
Veja resumos das apresentações e biografias dos apresentadores

Painel de Aplicações Avançadas
Aplicações científicas demandam serviços específicos em redes avançadas. Este painel reuniu especialistas em diversas áreas para discutirem o uso que fazem destas redes. Astronomia, Biologia, Física, Meteorologia, Saúde e Biodiversidade foram algumas das áreas abordadas.
Veja resumos das apresentações e biografias dos apresentadores

Palestras Técnicas
Palestras convidadas sobre temas de P&D em redes, incluindo IPv6, Projeto Planet Lab, Projeto LoCi, e atividades de medições foram apresentadas neste bloco.
Veja resumos das apresentações e biografias dos apresentadores

Grupos de Trabalho
O programa de Grupos de Trabalho da RNP tem como objetivo o desenvolvimento de projetos-piloto sobre diversos temas, os quais possam se tornar novos serviços a serem implantados na rede acadêmica brasileira. No workshop tivemos a oportunidade de demonstrar para a comunidade de usuários da RNP os resultados obtidos por estes grupos.

Este ano apresentamos os resultados dos grupos:

  • GT QoS
  • GT P2P
  • GT Configuração
  • GT Diretório
  • GT ICP-EDU
  • GT Vídeo Digital
  • GT Voz sobre IP
Mais informações:
wrnp2@rnp.br