Organização:
RNP


Patrocínio:
Embratel

Sun Microsystems

Extreme Networks

Furukawa

Global Crossing

Intel

PadTec

O evento

O Workshop RNP2 (WRNP2) é um evento anual promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 1999. Ele é inteiramente dedicado a aplicações avançadas e redes acadêmicas de alto desempenho. Sua realização ocorre junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), um dos eventos mais tradicionais e respeitados do Brasil na área de computadores.

O público-alvo engloba a elite da comunidade de redes no país; grupos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de redes de alta velocidade e aplicações avançadas; representantes de entidades governamentais; executivos de empresas de telecomunicações; e fornecedores de equipamentos e de serviços para redes de alto desempenho.

Histórico

1999
Em maio de 1999, para acompanhar as experiências das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) e discutir as metas de implantação do backbone RNP2, foi realizado o I Workshop RNP2, em Curitiba, Paraná. O evento contou com palestras internacionais de Ann O'Beay (Internet2 / UCAID - EUA) e John Coulter (CA*NET3 - Canadá), além de apresentações de empresas de telecomunicação e dos consórcios Remav. Participaram cerca de 150 pessoas. O principal objetivo em 1999 era fomentar a formação de parcerias entre os setores acadêmicos e privado.

2000
A segunda edição do workshop foi realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em maio de 2000, junto com o 18º SBRC. Mais de 200 profissionais estiveram presentes. Durante o evento, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, lançou a primeira fase do backbone de alta velocidade RNP2. Nesse ano, o objetivo principal foi incentivar a interação entre os projetos Remavs através de sessões técnicas. Houve ainda a participação de palestrantes internacionais como Heather Boyles (Internet2 / UCAID - EUA) e Julio Ibarra (Florida International University - EUA). O workshop teve o patrocínio da Embratel, Impsat, Marconi Communications e o apoio da Cisco Systems.

2001
Nos dias 21 e 22 de maio de 2001, foi realizado o III Workshop RNP2, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante o evento, que teve como patrocinadores Cisco, Embratel, Marconi e Sun, 235 pesquisadores e profissionais se reuniram e conheceram os principais projetos nas áreas de aplicação Internet2 no Brasil, engenharia de redes, middleware e aplicações para redes de alta velocidade que estavam em desenvolvimento no país. A novidade da terceira edição do workshop ficou por conta de alguns experimentos interdisciplinares que mostraram, in loco e on-line, resultados preliminares de projetos em multicast, transmissão de vídeo digital e uso de diferenciação de serviço IP para tráfego de dados no backbone RNP2. A abertura oficial contou com a participação remota do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Américo Pacheco, diretamente de Brasília.

2002
Não ocorreu o evento.

2003
"Construindo a ponte entre o Projeto Giga e a Comunidade de Pesquisa" foi o tema do 4º Workshop RNP2, realizado nos dias 19 e 20 de maio, em Natal, Rio Grande do Norte. O principal objetivo foi reunir pesquisadores e desenvolvedores de tecnologias de redes e aplicações avançadas para a participação nos grupos de trabalho da RNP e, especialmente, nos subprojetos do Projeto Giga, uma iniciativa pioneira de rede óptica no Brasil - parceria entre RNP e CPqD. O evento contou com o patrocínio da Embratel, Juniper, Sun, Padtec, Global Crossing e Extreme.

Mais informações:
wrnp2@rnp.br