Novos rumos: as redes avançadas brasileiras nos próximos cinco anos

9º Workshop RNP

Edições anteriores do evento

O Workshop RNP (WRNP) é um evento anual promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 1999. Ele é realizado dentro da programação do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, que acontece no mês de maio.

2007

O tema principal do 8º WRNP, realizado em 28 e 29 de maio, em Belém (PA), foram as redes ópticas regionais. Na noite do primeiro dia foi inaugurada a primeira destas redes, a Metrobel. O evento também apresentou um panorama das condições de infra-estrutura de comunicação na Amazônia; palestras sobre e-ciência; uma discussão sobre políticas públicas para as TIC; e terminou com um painel sobre os 20 anos da reunião que gestou a RNP.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp/2007/

inserir alt
Auditório principal do 8º WRNP


2006

O 7º WRNP ocorreu nos dias 29 e 30 de maio de 2006, em Curitiba (PR). Os destaques foram a rede Ipê, nova rede multigigabit da RNP, e projetos de inovação em redes e para comunidades específicas, como Redecomep e Rute. Também foram abordados os progressos dos grupos de trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e de iniciativas internacionais de integração de redes acadêmicas e aplicações distribuídas.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp/2006/

Painel de abertura do evento
Painel de abertura do evento



2005

O 6º WRNP aconteceu nos dias 9 e 10 de maio de 2005, em Fortaleza (CE). O evento teve como principal objetivo promover o debate sobre iniciativas ópticas e aplicações avançadas para redes acadêmicas. O workshop também serviu para que os grupos de trabalho apoiados pela RNP apresentassem os resultados de suas pesquisas.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp/2005/

Palestra do GT VoIP foi feita por videoconferência
Palestra do GT VoIP foi feita por videoconferência



2004

O 5º WRNP2 foi realizado nos dias 13 e 14 de maio, na cidade de Gramado (RS). O programa contou com palestras e debates sobre redes ópticas experimentais, redes de pesquisa e educação e aplicações avançadas em redes (telemedicina, geoprocessamento, projeto genoma), entre outros.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp2/2004/

Coquetel de abertura do evento
Coquetel de abertura do evento



2003

"Construindo a ponte entre o Projeto Giga e a Comunidade de Pesquisa" foi o tema do 4º WRNP2, realizado nos dias 19 e 20 de maio, em Natal (RN). O principal objetivo do evento foi reunir pesquisadores e desenvolvedores de tecnologias de redes e aplicações avançadas para a participação nos grupos de trabalho da RNP e, especialmente, nos subprojetos do Projeto Giga, uma iniciativa pioneira de rede óptica no Brasil - parceria entre RNP e CPqD.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp2/2003/

Palestra de Bill St. Arnaud (Canet) por Videoconferência
Palestra de Bill St. Arnaud (Canet) por Videoconferência


2001

Nos dias 21 e 22 de maio de 2001, foi realizado o III WRNP2, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante o evento, pesquisadores e profissionais conheceram os principais projetos nas áreas de aplicação Internet2 no Brasil, engenharia de redes, middleware e aplicações para redes de alta velocidade que estavam em desenvolvimento no país. A novidade da terceira edição do workshop ficou por conta de alguns experimentos que mostraram, in loco e on-line, resultados preliminares de projetos em multicast e transmissão de vídeo digital, entre outros.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp2/2001/

Painel de abertura do evento
Painel de abertura do evento



2000

A segunda edição do WNRP2 aconteceu em Belo Horizonte (MG), em maio de 2000. Mais de 200 profissionais estiveram presentes. Durante o evento, o então ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, lançou a primeira fase do backbone de alta velocidade RNP2. Nesse ano, o objetivo principal do Workshop foi incentivar a interação entre os projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) através de sessões técnicas. Houve ainda a participação de palestrantes internacionais da Internet2 / UCAID (EUA) e da Florida International University (EUA).

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp2/2000/

Auditório
Auditório durante o painel de abertura do evento


1999

Em maio de 1999, para acompanhar as experiências das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) e discutir as metas de implantação do backbone RNP2, foi realizado o I Workshop RNP2, em Curitiba, Paraná. O evento contou com palestrantes internacionais de instituições como Internet2/UCAID (EUA) e CA*NET3 (Canadá), além de apresentações de empresas de telecomunicação e dos consórcios Remav.

Site do evento:
http://www.rnp.br/wrnp2/1999/



RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Patrocínio Platina

Oi

Patrocínio Ouro

PadTec

Patrocínio Prata

Global Crossing


Patrocínio Bronze

Embratel

Extreme Networks

Foundry Networks

Inter Quattri

Metrocable


Rede Ipê