6ºWRNP imagem para impressão
 

Em linhas gerais, o programa do WRNP estava composto de tutoriais, sessões técnicas, palestras técnicas e mesas redondas nos seguintes temas:


Sessão I: Atividades dos Grupos de Trabalho RNP - Redes e aplicações  Retornar para o sumário

GT Medições

09 de maio às 09h00  (ver grade horária)

Apresentação
gt_medicoes.pdf download do arquivo

Palestrante

  • José Augusto Suruagy Monteiro (Unifacs)

GT Multicast

09 de maio às 09h00  (ver grade horária)

Multicast, na sua forma mais simples, pode ser definido como a transmissão de um pacote para múltiplos destinatários. Protocolos de multicast confiável visam aumentar as garantias ao usuário, acrescentando certo nível de confiabilidade na entrega de pacotes a receptores. Em outras palavras, perdas de pacotes na rede são recuperadas através de um mecanismo de controle de erro, que pode ser reativo (ARQ - Automatic Repeat Request) ou proativo (FEC - Forward Error Correction). A proposta deste Grupo de Trabalho foi montar uma estrutura de multicast confiável na RNP, avaliando experimentalmente um conjunto de implementações destes protocolos. Foram efetuados experimentos em redes locais de 100 Mbit/s, 1Gbit/s, em 10 POPs da RNP e na rede SuperJanet, localizada na Inglaterra. Diversos protocolos de multicast confiável foram comparados em relação ao goodput, sobrecarga na rede, robustez e funcionalidade. Tais protocolos foram comparados também com uma implementação multi-tcp. Também foi desenvolvida uma interface com o usuário, visando facilitar a utilização do sistema.

Apresentação
gt_multicast.pdf download do arquivo

Palestrantes

  • Valter Roesler (Unisinos)

    Valter Roesler finalizou o doutorado na UFRGS, em 2003, no assunto de controle de congestionamento em transmissões multicast. Lidera o laboratório do PRAV (Pesquisa em Redes de Alta Velocidade), onde os principais tópicos em estudo são o estudo de tecnologias de redes de alta velocidade, transmissões multimídia em tempo real, adaptabilidade via layering para transmissões multimídia e multicast, desenvolvimento do multiplexador / demultiplexador (Camada de Transporte) para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), bem como o desenvolvimento do codificador de vídeo MPEG-2 com escalabilidade, também para o SBTVD. Trabalha na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) desde 1993, onde encontra-se vinculado ao PIPCA (Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada).

  • Marinho Barcellos (Unisinos)

    Com Doutorado na Universidade de Newcastle upon Tyne e Pós-doutorado na Universidade de Manchester, Prof. Marinho Barcellos é professor e pesquisador da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Rio Grande do Sul, desde 1990, onde atua como professor no PIPCA, Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada.

GT VoIP

09 de maio às 09h00  (ver grade horária)

Apresentação
gt-voip.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Paulo Henrique Aguiar Rodrigues (NCE/UFRJ)

Painel: P&D em redes  Retornar para o sumário

Apoio a P&D em redes no Brasil - Oportunidades, estratégias, visão de futuro

09 de maio às 11h00  (ver grade horária)

Apresentações
painel_redes_michael.pdf download do arquivo
painel_redes_teresa.pdf download do arquivo

Palestrantes

  • Michael Stanton (RNP)
  • Guido Lemos (LARC)
  • Tereza Cristina M. B. Carvalho (Poli/USP)

Sessão II: Atividades dos Grupos de Trabalho RNP - Middleware  Retornar para o sumário

GT P2P

09 de maio às 14h00  (ver grade horária)

Apresentações
gt_p2p.pdf download do arquivo
gt_p2p_ii.pdf download do arquivo

Palestrante

  • DJamel H. Sadok (UFPE)

GT Middleware

09 de maio às 14h00  (ver grade horária)

Apresentação
gt_middleware.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Osvaldo Carvalho (UFMG)

GT GradeP

09 de maio às 14h00  (ver grade horária)

Apresentação
gt_gradep.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Cláudio Fernando Resin Geyer (UFGRS)

GT ICP-EDU

09 de maio às 14h00  (ver grade horária)

Apresentação
gt_icp_edu.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Ricardo Felipe Custódio (UFSC)

Painel : P&D na Rede Giga  Retornar para o sumário

Apresentação dos Projetos de P&D na Rede Giga: situação atual e visão futura

09 de maio às 16h30  (ver grade horária)

O Projeto GIGA tem por missão desenvolver tecnologias de redes e de serviços de Telecomunicações voltadas para Rede IP sobre WDM e Serviços e aplicações de banda larga. O projeto prevê a implantação e operação de uma Rede Experimental de Alta Velocidade, utilizando tecnologias ópticas e protocolo Internet, interligando, numa primeira fase, universidades e centros de pesquisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta rede será utilizada para testes e validação dos protótipos de serviços, aplicações, protocolos, componentes ou subsistemas gerados nos subprojetos de P&D, os quais posteriormente serão transferidos para as indústrias nacionais. Neste trabalho descreveremos os objetivos, o impacto esperado e a organização do projeto. Também serão apresentadas a arquitetura atual da rede, os subprojetos de P&D coordenados pelo CPqD e os primeiros resultados obtidos.

Apresentações
projeto_giga.pdf download do arquivo
giga_cpqd.pdf download do arquivo

Palestrantes

  • Sandro Rossi (CPqD)

    Sandro Marcelo Rossi graduou-se em Física em 1989, pelo Instituto de Física (IFGW), UNICAMP, Mestre em Engenharia Elétrica, na área de Comunicações, em 1993, pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) - UNICAMP. Em 1999 juntou-se à Divisão de Sistemas de Comunicações Ópticas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD, onde começou a trabalhar com simulação de amplificadores ópticos e sistemas WDM de longo alcance. Seus interesses de pesquisa incluem restrições de camada física em sistemas WDM, comutação óptica em redes WDM, integração de redes IP sobre WDM e sistemas de gerência e operação de redes ópticas.

  • Ney Castro (RNP)

Sessão III: P&D em redes avançadas  Retornar para o sumário

Ouro Preto Cidade Wi-Max

09 de maio às 17h30  (ver grade horária)

Redes sem fio incorporam um conjunto de possibilidade de aplicações, desde o provimento de mobilidade a um usuário até a conexão de computadores em locais onde o enlace com fio mostra-se economicamente inviável.

Os produtos de redes amplamente comercializados atualmente estão baseados no padrão IEEE 802.11 e foram idealizados para interconexão de computadores em uma área compatível com o esperado em uma rede local. Equipamentos de rede que aderem a especificação IEEE 802.11 são conhecidos como equipamentos Wi-Fi (www.wi-fi.org).

Um passo além de Wi-Fi é o padrão IEEE 802.16, conhecido como Wi-Max. Wi-Max é o acrônimo de “Worldwide Interoperability for Microwave Access” e promete conexão de computadores a distâncias e velocidades superiores a Wi-Fi. Aliando-se a uma produção de escala, Wi-Max será um poderoso instrumento de inclusão digital.

A apresentação irá abordar a tecnologia Wi-Max e a experiência piloto realizada na cidade de Ouro Preto (MG), denominada Ouro Preto Cidade Wi-Max. Ouro Preto possui um relevo acidentado e necessidade de interconexão de sub-redes que distam de centenas de metros a dezenas de kilometros.

Além da apresentação e contextualização das tecnologias envolvidas, serão explanados os objetivos, motivação e estágio de implementação da parceria Intel / MEC /UFOP /RNP. Também, serão discutidos os projetos em andamento, os resultados encontrados e as perspectivas de aplicação.

Apresentação
Wi-MAX-Fortaleza.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Carlos Frederico M. C. Cavalcanti (UFOP)

    Carlos Frederico Marcelo da Cunha Cavalcanti graduou-se em Engenharia Elétrica e Eletrônica na PUC-MG (1987), Mestre em Ciência da Computação pelo IC da UNICAMP (1993), Doutor em Ciência da Computação pelo DCC da UFMG (2002). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto, MG, onde libera o grupo de pesquisa em redes de computadores e sistemas distribuídos. Envolvido com redes desde início de suas atividades profissionais e acadêmicas, desenvolveu protocolos e sistemas para supervisão de equipamentos não assistidos, orientou trabalhos relacionados com engenharia de tráfego, dimensionamento de redes, análise de desempenho, middleware e tecnologia de sistemas embutidos ligadas à rede. Foi pesquisador visitante da Universidade de Surrey (UK), onde participou do projeto europeu TEQUILA, que propôs uma extensão à atual arquitetura da Internet, provendo QoS em uma rede IP em larga escala. Seu interesse de pesquisa está diretamente relacionado às várias facetas relacionadas ao provimento de Qualidade de Serviço em IP. É coordenador técnico do projeto Ouro Preto Wi-Max, que pesquisa a tecnologia Wi-Max e o comportamento da mesma em redes heterogenas com provimento de QoS.

    Mais informações:http://www.decom.iceb.ufop.br/prof/cfmcc/

Projeto e Implantação de uma rede sem fio em malha

09 de maio às 17h30  (ver grade horária)

Apresentamos nosso trabalho de construção de uma plataforma de teste para uma rede em malha municipal com características auto-organizadoras e auto-reparadoras, usando para este fim o roteamento multinós. As principais vantagens de nossa abordagem são o baixo custo de implantação e a flexibilidade inerente em termos de adaptação da configuração da rede quase sem ou sem nenhuma intervenção humana. Descrevemos o modelo de rede, as exigências de design do roteador e apresentamos uma implementação baseada em equipamentos wireless não customizados e no sistema operacional Linux. Finalmente, discutimos nossas experiências e as lições aprendidas com a implantação inicial da rede e os resultados experimentais.

  • Nikolaos Tsarmpopoulos (University of Thessaly - GR)

    Nikolaos Tsarmpopoulos é um palestrante visitante no Departamento de Engenharia de Computação e Comunicação da Universidade de Thessaly, em Volos, Grécia. Nesta qualidade, ele leciona Programação de Computadores em Java C e C++. Suas atividades recentes de pesquisa e desenvolvimento têm como foco o desenho e a implementação de redes em malha wireless de baixo custo, usando software de código aberto e Linux. Ele implantou uma plataforma de testes de rede wireless experimental municipal em Volos, que é atualmente usada pelo corpo docente e alunos do Departamento a fim de interconectar e acessar os recursos da rede da Universidade(http://vmesh.inf.uth.gr/).

    Seus interesses de pesquisa incluem mobilidade de equipamentos WiFi-compatíveis em redes roteadas na camada 3, suprimentos para aplicações VoIP em redes ad hoc, gerenciamento de redes ad hoc móveis de larga escala (MANETs), entre outros. Nikolaos é bacharel em Informática pela Universidade de Piraeus, Atenas, mestre em Engenharia de Sistemas de Informação e PhD em Computação, pela Universidade do Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester, no Reino Unido. Ele recebeu prêmios por seu desempenho em competições de informática nacionais e internacionais e sua pesquisa de PhD foi custeada por organizações governamentais e privadas.

Sessão VI: Infra-estrutura de redes avançadas  Retornar para o sumário

RNPng - Projeto de Rede, estratégia, o que mudou

10 de maio às 09h30  (ver grade horária)

Apresentação
wrnp2-2005.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Alexandre Grojsgold (RNP)

Rede CLARA : Novas conexões Internacionais

10 de maio às 09h30  (ver grade horária)

Apresentação
clara.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Ériko Porto (RNP)

ION - Iniciativa Óptica Nacional

10 de maio às 09h30  (ver grade horária)

Apresentação
ion.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Michael Stanton (RNP)

Projeto Redecomep

10 de maio às 09h30  (ver grade horária)

Apresentação
redecomep_wrnp.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Jose Luiz Ribeiro Filho (RNP)

Painel: Requisitos de redes avançadas para as e-Sciences  Retornar para o sumário

O impacto de redes avançadas nas ciências: Física, Biofísica, Biodiversidade e Rádio-Astronomia

10 de maio às 11h00  (ver grade horária)

A tecnologia de interferometria em linhas de base muito longas (de "very long baseline interferometry") utiliza terminais situados a milhares de quilômetros um do outro, permitindo resoluções espaciais de milésimo de segundos de arco, determinação de posições na superfície do planeta com precisão de milímetros e monitoramento dos movimentos da Terra com precisão de microsegundos de tempo. Entre as aplicações mais relevantes estão a atualização de efemérides nas posições de satélites - em especial aqueles utilizados em navegação da rede GPS - , detecção de perturbações no movimento de placas tectônicas e associação a terremotos, inferência de propriedades globais e regionais da atmosfera terrestre, e pesquisas de quasares em astrofísica. A grande quantidade de dados obtida em cada sessão observacional de VLBI tem obrigado a sua gravação, transporte por via expressa e processamento off-line das medidas. A conexão direta ao centro de processamento de dados VLBI através de rede de alta velocidade trará extraodinário impacto para o processamento em tempo real, viabilizando a imediata tomada de decisões em presença de anomalias detectadas.

Apresentações
canhos.pdf download do arquivo
bernard.pdf download do arquivo
kaufman.pdf download do arquivo

Palestrantes

  • Paulo Mascarello Bisch (Biofísica - UFRJ)
  • Pierre Kaufmann (Rádio Astronomia - Universidade Mackenzie)
    Físico brasileiro, formado pelo Mackenzie em 1961. Doutorado atribuído por notório saber pelo CNPq e CFE/MEC(1970-72). Coordenador do Centro de Rádio-Astronomia e Astrofísica Mackenzie, CRAAM, e do Curso de Pós-Graduação (Mackenzie até 1978 e CNPq-ON/INPE, 1977-88). Professor Adjunto da EPUSP e Titular do NUCATE/UNICAMP (1989-95). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (1987). Atualmente Professor Titular e Coordenador do CRAAM na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisador sênior do CCS /UNICAMP, Coordenador do Projeto Geolocal pelo INATEL/FINEP, Pesquisador 1A do CNPq. Representa o Brasil no Acordo NASA-AEB, Contrato NASA-Mackenzie para Geodésia Espacial.
  • Bernard Marie Marechal (Física - UFRJ)

    Bernard Marie Maréchal nasceu em 1942. Graduou-se em Física em 1964, na Universidade de Grenoble (França). Em 1969 tornou-se doutor pela Universidade de Paris, especializando-se em física de partículas elementares. Trabalhou no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) de 1965 a 1969 e foi professor visitante do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) de 1969 a 1970. Voltou ao Cern em 1971, lá permanecendo até setembro de 1974. Regressou ao Brasil em seguida, tornando-se professor visitante da Universidade de Brasília (UnB) por dois anos. Desde 1976, Maréchal é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ), onde criou e coordenou o Laboratório de Física Aplicada (LFA) e o Laboratório de Física de Partículas Elementares (Lape), participando de experimentos do Cern (Delphi e LHCb) e, durante dois anos, do projeto Pierre Auger. Atua em experimentos de partículas físicas, instrumentação nuclear (desenvolvimento de detectores de gases) e em educação a distância no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Foi vice-diretor e diretor do IF/UFRJ. Coordenou diversos projetos internacionais sob o guarda-chuva do acordo entre CNRS/França e CNPq/Brasil.

  • Vanderley Canhos (Biodiversidade - CRIA)

    Vanderlei Perez Canhos, engenheiro de alimentos e PhD em ciência de Alimentos pela Oregon State University é professor aposentado da UNICAMP. É Diretor Presidente do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), onde exerce atividades de pesquisa e administração associadas ao desenvolvimento de sistemas de informação sobre biodiversidade. É membro conselhos diretivos e comitês de organizações nacionais e internacionais com destaque para o /Board of Directors of the Species 2000/ http://www.sp2000.org,/ Board of Directors of the Expert Center on Taxonomic Information -ETI/ http://www.eti.uva.nl/ e Comitê de coordenação do Instituto Virtual da Biodiversidade do programa Biota FAPESP.

Sessão V: P&D em aplicações  Retornar para o sumário

OurGrid: Um Grid Aberto para Aplicações Bag-of-Tasks

10 de maio às 14h00  (ver grade horária)

Computação em Grid surgiu com a promessa de transformar computação em um serviço. A visão é inspirada no serviço prestado pela rede elétrica: “plugue na tomada e resolva seu problema”. Todavia, transformar esta visão em realidade não é trivial. Mesmo com o grande progresso dos últimos anos, Computação em Grid não é realidade para a maioria dos usuários de computação.

Apresentação
OurGrid.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Walfredo Cirne (UFCG)

    Walfredo Cirne é professor junto ao Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), atuando nas áreas de Grids Computacionais e Sistemas Distribuídos. Ele é Ph.D. em Ciência da Computação pela University of California San Diego (UCSD, nos Estados Unidos) e mantém forte atuação acadêmica nas suas áreas de interesse. Dr. Cirne coordenou vários projetos de pesquisa, com financiamento da FINEP, CNPq, HP e CHESF. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Dr. Cirne, destaca-se o OurGrid, projeto desenvolvido em colaboração com a Hewlett Packard (HP) que visa prover a curto prazo uma solução completa e prática para execução de aplicações Bag-of-Tasks em grids computacionais. O projeto OurGrid envolve mais de 25 pessoas, de doutores a alunos de iniciação científica. OurGrid é software livre sobre o qual se criou um Grid aberto, ao qual instituições e usuários podem aderir livremente, bastando seguir as instruções em http://www.ourgrid.org

    .

    O projeto OurGrid vem para atacar este problema, objetivando desenvolver tecnologia grid que possa ser usada imediatamente. Para atingir este objetivo, OurGrid foca em aplicações Bag-of-Tasks, abrindo mão de ser uma solução grid para qualquer tipo de aplicação. Aplicações Bag-of-Tasks são aquelas aplicações paralelas cujas tarefas são independentes. Apesar de bem simples, aplicações Bag-of-Tasks são úteis em várias áreas, incluindo data mining, pesquisas massivas, varredura de parâmetros, simulações, fractais, biologia computacional, e computação gráfica. Assim, OurGrid tem por objetivo desenvolver uma solução simples, efetiva e aberta (em que qualquer interessado possa livremente aderir ao Grid) para aplicações Bag-of-Tasks.

    A solução OurGrid é composta por três componentes: o broker MyGrid, a comunidade OurGrid, e a segurança SWAN. MyGrid escalona aplicações Bag-of-Tasks e permite a seu usuário combinar todas a máquinas a que ele tem acesso em seu grid “pessoal”. A comunidade OurGrid forma uma rede peer-to-peer que promove o compartilhamento de recursos em escala mundial. SWAN aproveita as características das aplicações Bag-of-Tasks para prover um sandboxing que garante a execução segura de código desconhecido oriundo do grid. Todos os componentes do OurGrid são software livre. Ainda mais importante, os usuários interessados podem se juntar ao grid aberto OurGrid, o primeiro grid onde a adesão de novos membros é totalmente livre. O download do software e a adesão ao grid aberto são feitas em http://www.ourgrid.org/ .

Inclusão digital através de serviços de saúde na TV digital interativa

10 de maio às 14h30  (ver grade horária)

A apresentação vai abordar o uso da interatividade da televisão digital para resolver alguns problemas de saúde pública do país. A televisão é um meio de informação presente em mais de 90% dos domicílios brasileiros. Com a sua digitalização, surgirão inúmeras possibilidades, tanto no âmbito da radiodifusão como no de telecomunicações, que vão aumentar a quantidade de informações disponíveis e em circulação.

A qualidade e a acessibilidade dessas informações pelos cidadãos representa o desafio da inclusão digital, tema central da proposta do Projeto IDSTV, que vai estudar o provimento de serviços de saúde para o SBTVD.

Atualmente muitas doenças têm origem na falta de informação das pessoas, o que pode ser resolvido oferecendo informações de qualidade que efetivamente despertem interesse e sejam fonte de cidadania. Solução simples e possível com a TV digital.

Apresentação
becker.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Valdecir Becker (UFSC)
    Valdecir Becker estuda interatividade e TV digital desde 2001. Atualmente é o coordenador do Consórcio PRU-UFSC-Certi, que está desenvolvendo o Padrão de Referência de Usabilidade para a TV Digital Brasileira. No Consórcio IDSTV, que estuda Serviços de Saúde na TV digital, é responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Software e Plataforma de Testes, além de fazer a integração entre as diferentes equipes do projeto. Além disso, é autor, juntamente com Carlos Montez, do livro “TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil”, cuja segunda edição está no prelo.

Projeto Onconet

10 de maio às 15h00  (ver grade horária)

Apresentação
onconet.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Marcello Zuffo (LSI/USP)

Projeto RITU - Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias

10 de maio às 15h30  (ver grade horária)

Apresentação
ritu.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Alexandre Kieling (ABTU/ Unisinos)

Outros painéis, apresentações e palestras  Retornar para o sumário

Abertura

09 de maio às 08h30  (ver grade horária)

Apresentar uma visão abrangente do componente infra-estrutura de rede onde se articulam as iniciativas de backbone, metro e campus. Incluir nele a visão de que será essencial estender os acordos para acesso e compartilhamento de fibra apagada em todo o País.

Apresentação
michael-abertura.pdf download do arquivo

Apresentador

  • Michael Stanton (RNP)

Palestra: Infra-Estrutura de Redes na Europa

10 de maio às 16h30  (ver grade horária)

Apresentação
dante.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Daí Daves (DANTE)

Palestra: RNP – Situação atual e perspectivas

10 de maio às 17h30  (ver grade horária)

Apresentação
rede-conhecimento_wrnp.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Nelson Simões (RNP)

Palestra: PlanetLab and Network Virtualization

10 de maio às 18h30  (ver grade horária)

O PlanetLab é uma plataforma geograficamente distribuída para dispor, avaliar e acessar serviços de rede em escala planetária. O PlanetLab é um esforço comunitário compartilhado feito por um grande grupo internacional de pesquisadores, cada um dos quais tem acesso a um ou mais “pedaços” isolados dos recursos globais do PlanetLab através de um conceito que chamamos de virtualização distribuída.

Esta palestra vai examinar os princípios de design do PlanetLab, a experiência adquirida em construir e operar a plataforma nos últimos três anos, juntamente com um novo e interessante papel para a plataforma como parte da iniciativa de "virtualização de rede" dos Estados Unidos: uma abordagem visando ao desenvolvimento da arquitetura de Internet atual através da disposição amplamente difundida de redes virtuais por meio de uma combinação de caminhos estabelecidos e de uma plataforma computacional distribuída como o PlanetLab.

Apresentações
planetlab_talk.pdf download do arquivo
planetlab_tutorial.pdf download do arquivo

Palestrante

  • Timothy Roscoe (Intel Research)

    Timothy Roscoe é PhD pelo Laboratório de Computação da Universidade de Cambridge, onde ele era um dos principais designers e construtores do sistema operacional Nemesis, além de trabalhar no kernel de computador Wanda e no sistema de multimídia Pandora.

    Após três anos trabalhando em uma companhia de Internet na Carolina do Norte, ele foi pesquisador do Laboratório de Tecnologia Avançada Sprint's em Burlingame, Califórnia, onde dedicou-se a plataformas hospedeiras de aplicações, monitoramento de rede e diversos problemas de gerenciamento de sistemas e segurança.

    Mothy juntou-se à Intel Research em Berkeley em abril de 2002. Ali, seu trabalho está centrado no PlanetLab: uma plataforma aberta, compartilhada para o desenvolvimento e a disposição de serviços em escala planetária. Seus interesses de pesquisa atuais incluem processamento de query distribuído, arquitetura de rede e sistemas operacionais de alto desempenho.

    Para ler mais sobre Timothy Roscoe http://berkeley.intel-research.net/troscoe/mothy-bio.txt

Abertura Oficial - SBRC

10 de maio às 19h30  (ver grade horária)