RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Sobre a RNP 
 

Estratégia RNP2

Seguindo a tendência das redes acadêmicas no resto do mundo, a RNP iniciou, em 1998, uma nova fase de expansão da rede acadêmica brasileira com a construção de um novo backbone de rede, o RNP2.

Objetivos

  • Preparar a infra-estrutura brasileira de serviços Internet para atender às demandas geradas por aplicações de nova geração;

  • capacitar recursos humanos para operar e apoiar o desenvolvimento de redes baseadas em tecnologias de última geração;

  • alavancar a introdução e o desenvolvimento local de aplicações sofisticadas, com uso intensivo de recursos interativos e multimídia.

Atividades desenvolvidas

A fim de aproveitar a infra-estrutura já disponível no país e, ao mesmo tempo, aguardar o avanço das definições e padrões internacionais, a implantação do novo backbone RNP2 foi feita de forma gradual. Rumo a este objetivo, a equipe da RNP envolveu-se com os seguintes projetos e atividades:

  • Desenvolvimento de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs), objetivando promover a criação de infra-estrutura e serviços de rede de alta velocidade em diversas regiões do país. Esta iniciativa, inaugurada em outubro de 1997 a partir de uma parceria entre RNP e Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação (Protem-CC/CNPq), consistiu no primeiro passo para a implantação do RNP2.

  • Estudos de prospecção tecnológica para implantação de serviços de redes avançadas.

  • Implantação, a partir de maio de 2000, do backbone RNP2.

  • Conexão à Internet2 norte-americana e ao backbone acadêmico pan-europeu Géant. Em agosto de 2001, através do projeto Americas Path Network (Ampath), o RNP2 foi conectado à Internet2. A conexão ao Géant está prevista para ocorrer em 2004 através da rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas).

O backbone RNP2

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através do backbone RNP2, provê serviço IP com facilidades de trânsito nacional, trânsito internacional, trânsito Internet2 e peering, em uma infra-estrutura com alta largura de banda e qualidade de serviço (QoS) assegurada. Estas características representam um significativo avanço em relação ao que a atual Internet oferece.

O RNP2 foi planejado para atender às instituições de ensino e pesquisa federais, prioritariamente as 52 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e as Unidades Federais de Pesquisa (UPs), bem como outras instituições públicas e privadas de pesquisa que sejam qualificadas através de projetos específicos de colaboração ou desenvolvimento de novas tecnologias. As instituições usuárias são aprovadas e classificadas de acordo com as diretrizes da política de uso do backbone estabelecida pelo Comitê Gestor da RNP.




Veja também:

Rede RNP

Abrangência da rede RNP2, pontos de presença, instituições conectadas e tecnologias disponíveis

Operação do backbone

Estatísticas de tráfego, mapa da rede e outras informações relacionadas ao Centro de Engenharia e Operações da RNP