RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español

 
Rede RNP2 
 

Ampath

A rede Ampath é um projeto da Universidade Internacional da Flórida em colaboração com a Global Crossing (GC) e outras empresas de telecomunicações. O projeto prevê a conexão, através de cabos de fibra óptica submarinos e terrestres, das redes de educação e pesquisa das Américas do Sul e Central, Caribe e México à rede acadêmica Internet 2, via backbone americano Abilene.

O objetivo da Ampath é permitir que os países participantes contribuam com as pesquisas e desenvolvimento de aplicações para o avanço de tecnologias de Internet. Além disso, a Ampath visa ao avanço do projeto Internet 2, no desenvolvimento de aplicações avançadas de redes. Sua missão é servir como ponte entre as redes de educação e pesquisa nas Américas e o mundo.

Cada país membro é conectado ao Ponto de Presença (PoP) da Ampath em Miami, com um enlace de 45 Mbps (DS3). A conexão é centralizada, isto é, toda comunicação entre países passa por Miami. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, representando o Brasil, esteve ligada à Internet2 via Ampath de 2001 a 2004. A partir de outubro de 2004, a comunicação com o projeto norte-americano passou a ser feita via Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas).




Veja também:

Clara

Mais informações sobre a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas


Outras referências:

Ampath

Website da Ampath