RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
P&D 
 

Projeto Giga

O Projeto Giga consiste na implementação e uso de uma rede óptica experimental voltada para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga. Também prevê a transferência de tecnologia a empresas brasileiras.

A rede do Projeto Giga foi implementada em maio de 2004, com 735Km de extensão e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10Gbps. Abrangendo os municípios de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis, a rede interconecta 17 universidades e centros de pesquisa do eixo Rio-São Paulo.

A tecnologia usada no Projeto Giga chama-se WDM (multiplexação óptica por comprimento de onda). Esta tecnologia associa sinais ópticos a diferentes freqüências de luz (comprimentos de onda ou lambdas), o que permite separar, dentro de um mesmo meio físico (a fibra óptica), canais diversos para tráfego de dados.

A direção executiva está a cargo da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). O convênio assinado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em dezembro de 2002, prevê um investimento de R$ 54,8 milhões, num prazo de 3 anos. O dinheiro é proveniente do Fundo para o desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações do Ministério das Comunicações (Funttel).

Subprojetos de P&D

O uso da rede se dará através de subprojetos de pesquisa e desenvolvimento em quatro áreas temáticas: redes ópticas; serviços experimentais de telecomunicações; protocolos e serviços de rede; e serviços e aplicações científicas. As duas primeiras áreas estão sob a responsabilidade do CPqD e as duas últimas, da RNP. Os subprojetos selecionados pela RNP estão divulgados em http://www.rnp.br/pd/giga/subprojetos.html.

Mais informações sobre o Projeto Giga: giga@rnp.br




Outras referências:

Site oficial do Projeto Giga

Mais informações sobre o Giga podem ser obtidas no site do projeto

[RNP e CPqD]