RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
NTP 
 

Os servidores Network Time Protocol (NTP) são fundamentais para administração de redes pois permitem a sincronização dos relógios dos equipamentos em rede a partir de uma referência aceita mundialmente, conhecida como UTC (Universal Time Coordinated). A extensão do alcance da Internet torna a sincronização do tempo crucial para a troca de informações entre milhares de computadores que operam na base 24x7, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana. Os benefícios da utilização do NTP atingem tanto usuários quanto administradores de rede. Pelo lado dos usuários, a sincronização dos relógios de computadores pode ser vital em certas operações.

Tomando como exemplo a entrega da declaração de Imposto de Renda, podemos supor que seja o último dia para entrega, o relógio da máquina que hospeda o website da Receita Federal esteja adiantado um minuto e o prazo se encerre às 20h. Nesse caso, bastante plausível, qualquer declaração entregue após 19h59min será rejeitada, causando prejuízos ao contribuinte. Atrasos de até um ou dois minutos são bastante freqüentes quando não se usa um esquema de NTP.

Benefícios do serviço NTP

Do ponto de vista da administração de redes, a utilização do NTP é muito vantajosa, pois possibilita a sincronização automática de todos os equipamentos conectados em rede. Ou seja, o administrador não precisa ir de máquina em máquina acertando o relógio local. Além disso, a questão da segurança é reforçada com a adoção da sincronização dos relógios dos equipamentos em rede pois a investigação de eventos de ataques em computadores depende da verificação de logs em diversos equipamentos. A inconsistência dos horários registrados inviabiliza esse trabalho.

A hierarquia NTP

O NTP implementa um modelo de sincronização hierárquico distribuído. No topo encontram-se os servidores de tempo stratum 1, computadores conectados diretamente a dispositivos conhecidos como "relógios de referência" (ou servidores stratum 0), de altíssima precisão. Tipicamente, estes dispositivos podem ser relógios atômicos, receptores GPS (Global Positioning System) ou receptores de rádio. Qualquer servidor NTP que tenha como referência de tempo um servidor stratum 1 passa a ser um stratum 2, qualquer servidor NTP que tenha como referência de tempo um servidor stratum 2 passa a ser um stratum 3, e assim por diante.

Outras informações: