RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
NTP 
 

A RNP, através do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais), implantou um servidor Network Time Protocol (NTP) stratum 1 em seu ponto de presença de Brasília (PoP-DF). O serviço, oferecido pela RNP desde julho de 2000, está ligado diretamente a um relógio de referência, mecanismo de altíssima precisão. O relógio de referência usado é um receptor GPS (Global Positioning System).

Foi montada uma hierarquia de servidores NTP a partir do PoP-DF. Esta hierarquia tem a função de distribuir a carga de processamento, garantindo um serviço mais estável e confiável para o usuário final. Para utilizar o serviço NTP da RNP, contacte os servidores stratum 2, uma vez que o acesso ao stratum 1 é restrito aos servidores que compõem a hierarquia do serviço, estabelecida a partir de:

  • núcleos de apoio;
  • pontos de presença (PoPs);
  • redes estaduais;
  • qualquer outra rede, dentro e fora do backbone da RNP, que demonstre ter capacidade técnica e conveniência de atuar como base de tempo para uma comunidade significativa de usuários e viabilizar, com isso, a criação de servidores stratum 3 nas redes clientes para uso do público em geral.

Mais informações:




Documentos relacionados:

Manual de implementação do serviço NTP

Guia para a implementação de servidores NTP nas redes locais

manual_ntp_v1b.pdf download do arquivo

formato: application/pdf