RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Representantes do MinC marcam presença em evento de dança telemática


No dia 16/6, o espetáculo de dança telemática e-Pormundos Afeto conectou Brasil e Espanha em uma exibição que fez parte do workshop de produção de artes performáticas em rede, coordenado pela Internet2, rede acadêmica norte-americana, e a TERENA, uma associação trans-europeia de redes de ensino e pesquisa.

No Brasil, a apresentação foi realizada na Biblioteca Nacional de Brasília e contou com a presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sergio Mamberti; do diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula; e do coordenador de Cultural Digital do MinC, José Murilo.

Após a apresentação foi realizado um debate, onde foram destacadas as novas possibilidades que uma rede avançada e suas aplicações abrem para as linguagens artísticas, especialmente para as artes cênicas, e a importância da comunidade de arte e tecnologia brasileira contar com espaços para realização de experiências práticas.

Ao todo, participaram do debate 30 pessoas, entre colaboradores da RNP, produtores culturais e pesquisadores. Segundo o gerente de Projetos da Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções, Alvaro Malaguti, o evento foi muito bem recebido pelos presentes: “Os representantes do MinC comentaram o resultado estético do experimento e destacaram as possibilidades que as redes de alto desempenho aportam para a linguagens artítiscas”.

Aproveitando o espaço, a equipe do MinC reforçou a parceria firmada com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a RNP no projeto "Rede FUNARTE de Laboratórios de Experimentação em Arte, Cultura e Tecnologia", que será iniciado ainda este ano.

[RNP, 30.06.2011]

Consulta em noticias