RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

FIX recebe a adesão de um novo provedor comercial de Internet

G8 Networks tem conexão de 100 Mbps com o Ponto de Troca de Tráfego


Coordenado pela RNP, o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX/PTTMetro de Brasília) recebeu, no dia 5/10, a adesão do G8 Networks, uma empresa de telecomunicações nascida na região centro-oeste que atua em Goiânia, São Paulo, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, Uberlândia e Belo Horizonte.

A conexão foi estabelecida com uma capacidade de 100 Mbps, na modalidade de Acordo de Troca de Tráfego Multilateral (ATM), que possibilita a troca de tráfego com todos os participantes do FIX que tenham interesse em realizá-la.

Implantado em 2002 pela RNP, o FIX integrou-se, em 2004, ao projeto PTTMetro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e constitui-se como o Ponto de Acesso (PIX) Federal do PTTMetro de Brasília (DF). Atualmente, FIX/PTTMetro de Brasília possui 1,34 Gbps de tráfego máximo agregado, configurando-se um dos quatro principais pontos de troca de tráfego do Brasil.

Além deste e da própria RNP, o FIX interconecta as redes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Departamento de Polícia Federal (DPF), Intelig, GVT, Oi, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), NET, NIC.br, Senado Federal (Prodasen), CTBC e PS5 Internet.

[RNP, 17.10.2011]

Consulta em noticias