RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Internet acadêmica brasileira mais perto da computação distribuída

RNP e Huawei assinam acordo de doação de equipamentos para cloud computing


No dia 30/11, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmou com a empresa chinesa Huawei uma Carta de Intenção referente a doação de equipamentos que serão usados na infraestrutura de cloud computing (computação em nuvem) da internet acadêmica brasileira. A assinatura do documento é resultado de negociações estabelecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e foi realizada em cerimônia em Brasília, que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, do CEO da Huawei na América Latina, Li Zhang Shunnao, do secretário de Política de Informática, Virgilio Almeida e do diretor geral da RNP, Nelson Simões, entre outras autoridades.

O acordo, fruto de oferta realizada pela empresa no começo de 2011 durante a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, prevê a doação de Centro de Dados (datacenters) com grande capacidade de computação e armazenamento. O MCTI, beneficiário inicial da doação, estabeleceu que a RNP será responsável por planejar e gerir os datacenters. Uma vez conectados à rede acadêmica nacional (rede Ipê), os equipamentos serão usados na montagem de uma infraestrutura de armazenamento em nuvem e computação distribuída que dê suporte às aplicações de pesquisa e educação.

“Trata-se de uma facilidade muito importante para o compartilhamento de dados entre as instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras. Complementará a capacidade de rede multigigabit nacional dando suporte e beneficiando especialmente as aplicações daquelas áreas que trocam volumes massivos de dados, como Astronomia, Clima e Tempo, Telemedicina e Biodiversidade, entre outras”, explicou Nelson Simões.

Para o ministro Aloizio Mercadante, a computação em nuvem é uma das fronteiras de inovação e de avanço da tecnologia de massa. “No futuro, as empresas e as pessoas cada vez terão mais arquivos serviços, softwares na nuvem. O fundamental vai ser a banda larga e o acesso a essa capacidade de memória. Precisamos pesquisar essa mudança de padrão, estabelecer regras, segurança, procedimentos. Isso é fundamental para os consumidores, para o interesse das empresas e das pessoas que utilizam internet. É uma área muito promissora de pesquisa, de inovação e de desafios tecnológicos”, defendeu o ministro.

A expectativa de implantação dos equipamentos é o primeiro quadrimestre de 2012. Segundo o diretor de Soluções da RNP, Gorgonio Araújo “a doação da Huawei ao MCTI catalizará o processo de criação de uma infraestrutura compartilhada de armazenamento e processamento do Sistema Nacional de CT&I, da Educação e da Cultura através da rede operada pela RNP”, disse.

[RNP, 30.11.2011]

Consulta em noticias