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SIGs fone@RNP e ICPEdu marcam último dia de SCI

Discussões técnicas reuniram instituições usuárias dos serviços


As atividades que fecharam o 17° Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da RNP foram as primeiras reuniões do SIG fone@RNP e do SIG ICPEdu, realizadas no dia 28/10. Os encontros tiveram como objetivo avaliar possíveis melhorias nos serviços de Voz sobre IP (VoIP) e de criação de certificados digitais e chaves de segurança, respectivamente.

“A proposta dos encontros é iniciar uma discussão junto aos usuários dos serviços ou àqueles que estão em processo de adesão. Estamos aqui para trocar soluções e ouvir críticas, que nos ajudem a melhorar os nossos serviços”, explicou o diretor adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

Durante o SIG fone@RNP, alguns profissionais foram convidados a compartilhar suas experiências com o uso da tecnologia VoIP. O coordenador de Gestão de Infraestrutura da Embrapa, Rogério Alencar, falou sobre o histórico de uso da ferramenta na instituição.

“Desde que fomos convidados a fazer o curso Voip for All da RNP vimos a potencialidade do serviço era muito grande. Hoje, a nossa rede tem alcance nacional e tem um potencial de economia muito grande. Nos próximos passos, vamos usar recursos de transparência pra aumentar a utilização do serviço”, disse.

Na ocasião, os especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Alex Galhano e Camila Fausto, apresentaram o recém-lançado Sistema de Estatísticas do fone@RNP, construído em parceria com as Gerências de Tecnologia da Informação e Sistemas Corporativos da RNP. A ferramenta auxilia as instituições no mapeamento das atividades relacionadas ao serviço como quantidade e tempo de chamadas, verificação de erros, entre outros.

Segundo o colaborador da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Carlos Coletti, a universidade economizou R$ 1,5 milhões/ano com a adoção de soluções VoIP interligando todos os campus da universidade. A instituição também substituiu as centrais telefônicas proprietárias para centrais baseadas em Asterix, passando a utilizar telefones IP. “O retorno do investimento ocorreu em dois anos”,revelou.

Já no SIG ICPEdu, o gerente de Serviços, Leandro Guimarães, fez um retrospecto do Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) em 2011. “Passamos por uma auditoria e conseguimos difundir bastante a tecnologia. Em 2012, o desafio será a evolução, já que as instituições já entenderam o serviço”.

Ele revelou ainda que, no próximo ano, a Gerência de Serviços está desenhando junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), um serviço de emissão pela RNP de certificados da ICP Brasil. “Estes certificados serão destinado aos reitores e professores com interação com o governo federal. Os alunos continuarão com certificados ICPEdu, o que promoverá uma economia de recursos, já que cada certificado ICP Brasil custa 100 reais ao ano”. Este serviço dependerá da assinatura de um acordo de cooperação entre o ITI e a RNP.

Também foi destaque da discussão técnica a operação dos registros nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), Unidades de Pesquisa (UPs) e demais instituições de ensino. O intuito do debate foi promover cada vez mais credibilidade aos serviços e processos administrativos das instituições, garantindo a identidade de seu portador. Assim, os processos podem ser executados com maior eficiência e agilidade, resultando em economia de tempo e dinheiro.

Por fim, o gerente de Projetos da RNP, Hélder Vitorino, reafirmou que os SIGs são um momento de troca de informações, com o intuito de aperfeiçoar os serviços. “Com uma discussão mais próxima e acalorada, temos a oportunidade de ordenar da melhor forma as informações e aproveitar o conhecimento gerado pela vivência dos participantes”, concluiu.

[RNP, 17.11.2011]

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