RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Bate-Papo de Serviços - 17° SCI


No dia 24 de outubro, a primeira sessão de Bate-Papo foi dedicada aos Serviços da RNP. A plateia pôde conferir um highlight sobre alguns dos serviços oferecidos pela Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços da RNP, com destaque para o fone@RNP, o Conferência Web e os novos serviços de Telepresença e o vídeoaula@RNP.

Dando as boas-vindas para os presentes, o diretor adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos F. Nunes, falou sobre as metas alcançadas no período de 2010-2011, e tratou dos objetivos previstos para o próximo ano. “No ano passado estávamos estruturando a área de Gestão de Serviços e hoje algumas de nossas metas já são realidade e outras estão em andamento. O ciclo do nosso trabalho vai desde o desenvolvimento da estratégia até a prestação do serviço. Por isso, a maior riqueza que temos ao realizar esses bate-papos é ter a percepção de quem oferece e quem usa os serviços da RNP, e no que podemos contribuir para sua melhoria”, reforça Antônio.

Em relação aos objetivos atingidos este ano, foram ressaltadas, entre outros, a da primeira versão do catálogo de serviços da RNP; a consolidação da CAFe; o projeto de melhoria do fone@RNP e sua integração com a RIU, da Argentina; além da realização do primeiro evento BOF Voip; o lançamento do sistema de estatística do fone@RNP; e a ampliação do serviço de Conferência Web para todas as instituições usuárias.

Sobre os projetos futuros, o diretor adjunto de Gestão de Serviços, ressaltou as perspectivas para o próximo ano, incluindo as propostas de melhoria do fone@rnp e sua ampliação para os IFs; a homologação de todas as instituições no sistema de estatísticas do serviço e a formatação de novos relatórios.

Além disso, fazem parte das metas para 2012 a modelagem e estruturação do serviço Eduroam; a reestruturação da infraestrutura do serviço de vídeo digital; a melhoria e ampliação dos demais serviços do catálogo e, por fim, o foco numa maior aproximação com a comunidade usuária dos serviços e com os PoPs.

Bate-Papo de Serviços

Encerrando o encontro dedicado aos Serviços da RNP, o Bate-Papo foi mediado pelos colaboradores da RNP Leandro Guimarães, Alex Galhano, Antônio Carlos F. Nunes, Marcelino Cunha, Jean Carlo Faustino, Hélder Vitorino, Kelly Moraes e Camila Fausto. O formato do evento permitiu que a plateia interagisse com a equipe da organização tirando suas dúvidas e incluindo discussões sobre o andamento dos serviços ICPEdu e CAFe.

“Em relação ao ICPEdu, focamos neste ano no processo de estruturação e organização da documentação. Neste momento, estamos trabalhando em alguns pontos de melhoria para permitir que a ICPEdu seja aprovada na auditoria interna. No próximo ano, pretendemos contratar uma auditoria externa para, assim, iniciarmos efetivamente o contato com os demais players desse processo e conseguir, por exemplo, o apoio do Governo Federal”, revela o Gerente de Serviços, Leandro Guimarães.

"A CAFe entrou em produção no final do ano passado, e hoje já temos quase o dobro de instituições que efetivamente concluíram o processo de homologação. A perspectiva para o ano que vem é ter quase 70 instituições como provedores de identidade. Outro foco do serviço é a adesão ao eduGAIN, da Géant, já que dessa forma, poderemos ter acesso a vários provedores de serviço, ampliando esta oferta”, defende o Gerente de Serviços, Jean Carlo Faustino.

[RNP, 25.10.2011]

Consulta em noticias