RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede Metropolitana de São Carlos é inaugurada


No dia 10 de outubro, foi realizada inauguração da Rede Metropolitana de São Carlos (Rede Sanca), primeira rede de alta velocidade a ser inaugurada como parte do Programa de Expansão da Redecomep, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa à capilarização do backbone acadêmico nacional para cidades do interior dos estados.

Utilizando tecnologia óptica, a Rede Metropolitana de São Carlos tem 27 km de extensão e interliga sete instituições em velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade futuramente.

Durante o evento, o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, destacou a importância da ampliação da infraestrutura e da interligação entre as instituições de ciência e tecnologia para o desenvolvimento e inovação da ciência no Brasil. "Esse é um marco de uma política que tem ampliada, alavancando o crescimento da educação e a sua interiorização no Brasil", afirmou. Interligadas por uma rede óptica, as instituições participantes da Rede Sanca podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica.

Nelson Simões também apontou a importância da formação de redes de alta velocidade no processo de inclusão digital e crescimento das estruturas das cidades do interior. "Os campi no interior são uma espécie de âncora para o processo de inclusão digital no Brasil, importante não só para o desenvolvimento do ensino e pesquisa, mas também para o desenvolvimento dos governos, dos negócios e da vida das cidades", complementou.

De acordo com Regina Borges de Araújo, coordenadora de Comitê Gestor da Rede Sanca e docente do Departamento de Computação da UFSCar, a Rede potencializa novas iniciativas e aplicações que podem impulsionar o desenvolvimento da cidade de São Carlos e região. Com recurso de rede de alta velocidade, instituições parceiras podem colaborar em projetos nas áreas da saúde, educação, segurança, vigilância tecnológica, dentre inúmeras outras. "A Rede Sanca deverá ser também um recurso facilitador para projetos de interligação da cidade de São Carlos à rede nacional de telecomunicações", afirma Regina.

Uma vez inaugurada, a Rede Sanca passa a ser gerida por um consórcio formado, atualmente, pelas seguintes instituições participantes: UFSCar, líder do consórcio; Universidade de São Paulo (USP); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação; Embrapa Pecuária Sudeste; Hospital Escola; Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec); Centro Universitário Central Paulista (Unicep); Centro Municipal de Especialidades (CEME); Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), além de outras instituições em processo de interligação. A Rede Sanca contou com a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que disponibilizaram a infraestrutura para a passagem dos cabos ópticos.

Inauguração na mídia

A Inauguração da Rede Sanca foi assunto na mídia. Confira os links de algumas das matérias publicadas:

- Reportagem da EPTV, afiliada da Rede Globo - Leia aqui.

- Reportagem do site São Carlos Agora - Leia aqui.

- Reportagem do site da Prefeitura Municipal de São Carlos - Leia aqui.

Créditos: Colaboração da Comunicação UFSCar

[RNP, 11.10.2011]

Consulta em noticias