RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Exibições em 3D e alta definição marcam o CineGrid@Rio 2011


A platéia do CineGrid@Rio 2011 foi surpreendida com a inovação das produções em 3D e em super alta definição (4K - 8 milhões de pixels por quadro) exibidas durante o evento. “Para fazer o CineGrid precisamos de pessoas que entendam de animação, som e TI, precisamos que essas três áreas trabalhem juntas, pois sem isso não conseguimos alcançar nossa meta”, ressalta Laurin Herr, co-fundador da iniciativa e mediador do evento.

Abrindo a seção de demonstrações, foram realizadas transmissões em streaming de curtas em 4K enviadas dos Estados Unidos, República Tcheca, Japão e Holanda, diretamente para o Brasil. Os curtas exibidos apresentaram temas variados como o Holland Festival, uma filmagem em alta definição de microorganismos vivos e a ópera “Era La Notte”.

Outros destaques do evento foram as apresentações de Jeffrey Weekley, da Naval Postgraduate School, que apresentou como foi feita a primeira transmissão nas alturas em tempo real de imagens em 4K, realizadas acoplando as câmeras Epic a um zepelin; e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo, José Dias, que além de explicar as técnicas de filmagem em 3D usadas pela emissora, exibiu alguns conteúdos no formato, como a abertura da novela Caminho das Índias e uma partida de futebol da seleção brasileira.

Concluindo as demonstrações realizadas durante o evento, o CineGrid@Rio 2011 foi palco da avant-première do filme EstereoEnsaios, filmado em 4K-3D. Esta foi a primeira experiência no Hemisfério Sul de transmissão de imagens neste formato. A novidade, apresentada pelos professores responsáveis pelo projeto, Jane de Almeida e Guido Lemos. “O nosso desafio foi trabalhar com a imagem em movimento e o movimento de câmera. As inspirações foram as primeiras cenas do cinema, filmagem de vistas, a estereoscopia e o kaiser-panorama”, explica Jane.

Foi exibido, ainda, o documentário em 3D sobre o Atol das Rocas, produzido pelo coordenador do Laboratório de Realidade Virtual da UFRN, Sílvio Bezerra.

Debate encerra o evento

O CineGrid@Rio 2011 foi encerrado com apresentações seguidas de um debate aberto aos participantes. Participaram das apresentações o coordenador de Projetos de Cultura da RNP, Álvaro Malaguti, o professor e pesquisador do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, Cezar Migliorini; e o membro do Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual (RNA), Carlos Dowling. O debate levantou questões sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação e os últimos avanços das ferramentas de distribuição e colaboração mudaram as formas de produção audio-visual.

[RNP, 16.09.2011]

Consulta em noticias