RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Solenidade celebra nova capacidade da rede Ipê em Sergipe

Conectividade passa de 34 Mbps para 10 Gbps


RNP com com colaboração da Assessoria de Comunicação da UFS

26.08.2011


Uma cerimônia na manhã do dia 23/8, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), marcou a entrega da nova capacidade da rede acadêmica nacional, a rede Ipê, no estado. Sob coordenação da universidade, a rede congrega o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Para o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, é uma “alegria a expansão da rede”, cuja capacidade passou de 34 Mbps para 10 Gbps. “Na minha geração era comum termos que ir a grandes universidades para pegarmos xerox de artigos científicos. Hoje, graças ao Portal de Periódicos da Capes, qualquer instituição tem o mesmo nível de acesso, em qualquer lugar do mundo. Este nivelamento se deu por conta da infraestrutura da RNP, o que devemos sempre comemorar”, afirmou.

A RNP opera a rede Ipê com pontos de presença em 27 unidades da federação. Primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina, a rede Ipê foi lançada em 2005. Em maio de 2011, a rede teve sua capacidade agregada ampliada em 280%. Este avanço beneficia diretamente as atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura do país, além de elevar a Internet acadêmica brasileira ao patamar das mais avançadas redes do mundo.

Para o reitor, agora é hora de superar novos desafios. “Os campi do interior tem que ter a mesma capacidade, assim como os pólos de educação a distância. O grande gargalo consiste no fato de que o que se tem na capital não se tem no interior, por questão comercial ou outro fator”.

Resolver esse gargalo, que é interiorizar a infraestrutura da rede acadêmica, é o próximo grande desafio da RNP. De acordo com o discurso do diretor geral da RNP, Nelson Simões, em cerimônia na Biblioteca Nacional de Brasília, no dia 13/7, “há uma enorme oportunidade de transformar a realidade brasileira, a vida das pessoas, a partir da qualificação de professores e alunos. O maior valor dessa rede não é a infraestrutura em si, mas as instituições interligadas por ela – assim como o melhor da árvore é a floração”.

Além do diretor geral e do reitor da UFS, participaram da solenidade o vice-reitor, Angelo Antoniolli, o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Alexandre Grojsgold e representantes de instituições de educação e tecnologia do estado.

Consulta em noticias