RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rio será cenário de filmagem com tecnologia inédita no mundo

Câmeras de altíssima definição são as mais inovadoras do cinema mundial e serão utilizadas nas gravações de Avatar 2


Entre os dias 6 e 12 de julho, uma equipe de pesquisadores e técnicos estará no Rio de Janeiro em busca de imagens com tecnologia 4K, de altíssima resolução (8 milhões de pixels por quadro, quatro vezes a qualidade de imagem em Full HD) e em 3D (estereografia). O material será usado nas filmagens de “Cinco ou seis ensaios em busca de uma narrativa ou EstereoEnsaios” (www.estereoensaios.com.br), primeiro curta-metragem no mundo a utilizar câmeras Red Epic em 3D. As câmeras, as mais inovadoras do cinema mundial, são as mesmas que serão utilizadas pelo diretor James Cameron no filme Avatar 2.

O equipamento utilizado nas filmagens vem dos Estados Unidos e será operado pelo cinegrafista e diretor de fotografia especialista em estereografia Keith Collea, que acabou de filmar “Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas” e participou de Avatar e Titanic. Collea traz também o Rig, equipamento especial para a sincronização das câmeras que funcionam como o olho direito e esquerdo na captura das imagens. É necessário um dia para a montagem do equipamento, que pesa mais de 100 kg. Ele irá trabalhar ao lado de uma equipe brasileira de montagem, foco, câmera e direção. Esta será a primeira vez que o próprio estereógrafo utilizará as câmeras na produção de conteúdo estereoscópico (3D).

"Cinco ou seis ensaios em busca de uma narrativa” ou “EstereoEnsaios" é um ensaio visual em super-alta definição que tem como inspiração o trabalho do documentarista russo Dziga Vertov, que realizou filmes sobre cidades como Berlin retratando o início do século XX e explorando perspectivas ainda não vistas até aquele momento.

O curta-metragem foi realizado por um grupo de trabalho do Programa de Visualização Remota de Aplicações Avançadas, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O Programa tem como objetivos estudar a produção, exibição e transmissão de conteúdo audiovisual em altíssima definição. A iniciativa fez parte de um projeto experimental, que busca explorar tecnologias e narrativas em imagens, sons e movimentos inusitados para o olhar acostumado com o foco único e o 2D das projeções, e cujo objetivo é a formação de know how científico para a produção de cinema em ultra definição 3D no país. A equipe de montagem, foco, câmeras e direção do filme é brasileira.

A estreia do filme será no dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro, durante o evento anual CineGrid, uma iniciativa internacional interdisciplinar voltada para a criação de uma comunidade de pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para produção, uso, preservação e transmissão de material de altíssima definição em redes ópticas de alta capacidade. O evento deste ano será sediado no Brasil pela primeira vez e a organização é feita pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica brasileira. Com promoção da RNP e realização da Universidade Mackenzie e Federal de Juiz de Fora, o filme será exibido em festivais de arte,após seu lançamento no CineGrid.

[RNP, 07.07.2011]

Consulta em noticias