RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa da TICAL 2011

Sediado na cidade do Panamá, o encontro foi a primeira conferência regional da TICAL


O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Michael Stanton, e o diretor adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos F. Nunes, representaram a RNP durante a primeira conferência regional da Rede de Diretores de Tecnologias da Informação e Comunicação das Universidades da América Latina (TICAL), que aconteceu na cidade do Panamá. Durante o evento, Antônio Carlos F. Nunes ministrou uma apresentação, no dia 21/6, sobre redes acadêmicas, onde mostrou os diversos serviços, projetos e ações da RNP aos diretores e representantes das universidades latino americanas.

Também participaram do debate o representante de relações internacionais da DANTE (Delivery of Advanced Network Technology to Europe), organização que visa construir uma rede de pesquisa pan-europeia, Tom Fryer; o presidente do Conselho Diretor da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (CLARA), Luis Furlán; e a diretora da Rede Acadêmica Uruguaia (RAU), Ida Holz Bard, que presidiu a mesa redonda.

O público ficou impressionado com a capilaridade e oferta dos serviços fone@RNP, Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu). Também foram destaque as atividades da Rede Universitária de Telemedicina e o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), com o lançamento de fibra óptica própria em benefício das universidades e institutos de pesquisa do Brasil.

Veja aqui mais detalhes sobre o evento.

[RNP, 30.06.2011]

Consulta em noticias