RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP inaugura núcleo de telemedicina na UFTM


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura, nesta quarta-feira (15/6), o núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A cerimônia acontece às 10h, no campus de Uberaba.

O núcleo é composto de uma sala de videoconferência com equipamentos para conexão em banda larga, permitindo que a universidade troque informações em tempo real com outras unidades. Assim, a instituição pode integrar os mais de 40 Grupos de Interesse Especial nacionais e internacionais que discutem especialidades da saúde, prática de ensino à distância e assistência a pacientes remotos. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e segunda opinião a distância.

RUTE - Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Com o núcleo da UFTM inaugurado, serão 52 em operação em todo o Brasil.

[RNP, 14.06.2011]

Consulta em noticias