RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Ministério da Saúde inauguram núcleos de telemedicina e de telessaúde na UFT

Campus de Palmas abrigará os núcleos da Rede Universitária de Telemedicina e do Programa Telessaúde Brasil


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Saúde inauguram, nesta sexta-feira (13/5), os núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e do Programa Telessaúde Brasil na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A cerimônia ocorrerá às 9h no Campus de Palmas.

Os núcleos, que estão conectados a 3Gbps à infraestrutura de rede avançada nacional, foram dotados com sala de videoconferência e equipamentos para conexão em banda larga, permitindo que a universidade troque informações em tempo real com outra unidades. Assim, a instituição pode integrar os 42 Grupos de Interesse Especial nacionais e internacionais, que discutem especialidades da saúde, prática de ensino à distância e assistência a pacientes remotos. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e segunda opinião a distância.

Através da parceria com o Ministério da Saúde, o local será a sede do Programa Telessaúde Brasil no Estado. A iniciativa integra as equipes do Programa Saúde da Família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças. Além disso, presta orientações sanitárias, levantamento e tratamento de dados para acompanhamento das famílias.

Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). Coordenada pela RNP, a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

[RNP, 12.05.2011]

Consulta em noticias