RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e CPqD assinam acordo de cooperação técnica

Instituições também firmaram um convênio para implantação de um sistema de gestão de plantas ópticas


A RNP e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) assinaram, em janeiro, um Acordo de Cooperação Técnica e Científica para a realização conjunta de atividades de interesse no campo de suas especialidades, como pesquisa e desenvolvimento formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, entre outras.

Como primeiro resultado do acordo, foi assinado um convênio específico que estabelece uma parceria para a implantação e desenvolvimento de um sistema de gestão de plantas ópticas. A parceria possibilitará o planejamento, projeção, construção, operação e supervisão de todas as redes da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela RNP. O sistema permitirá o acompanhamento de todo o ciclo de vida de uma rede metropolitana, inventariando e retratando o patrimônio óptico, além de facilitar o processo de manutenção das redes.

As ações relativas ao convênio já se encontram em andamento e, em março, acontecerá a capacitação pelo CPqD dos primeiros técnicos da RNP e de Centros de Operação (NOCs) das Redecomeps. Eles cadastrarão uma parte das plantas de redes ópticas já construídas e darão apoio à operação do sistema. Os temas dos treinamentos incluem conceitos de sistemas de informação geográfica, cadastramento de planta interna e externa, emissão de relatórios, administração da solução, entre outros. A plena entrada em produção da plataforma de gestão de plantas ópticas está prevista para o final do primeiro semestre deste ano.

[RNP, 22.02.2011]

Consulta em noticias