RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

GT-AVCS testa ferramenta de telemedicina


Desde o início de 2011, o Grupo de Trabalho Ambiente de Videocolaboração em Saúde (GT -AVCS), que integra o Programa GTs-RNP do período 2010-2011, tem atuado em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo é testar na prática a infraestrutura de hardware e software que está sendo desenvolvida pelo grupo para oferecer suporte a diversos cenários de colaboração remota em saúde.

Os testes de uso da ferramenta consistem na transmissão de cirurgias em tempo real para a sala de telemedicina, onde professores e estudantes podem interagir através da ferramenta com o médico que está realizando o procedimento na sala de cirurgia. No mês de junho, o GT-AVCS dará suporte a duas cirurgias, nos dias 28 e 30, e a intenção é atender pelo menos uma cirurgia a cada mês. “Ao participar das cirurgias, vemos, na prática, o que devemos adaptar e quais são as necessidades dos médicos e professores durante as aulas”, explica Erick Melo, Gerente Técnico do Projeto.

O acompanhamento das cirurgias a distância é apenas uma das funcionalidades da ferramenta desenvolvida pelo GTAVCS. Na área de saúde, o sistema pode ainda facilitar a comunicação entre médicos de diferentes pontos do país para capacitação e pedidos de segunda opinião, além de possibilitar a realização de diagnósticos a distância. Isso evita deslocamentos desnecessários de agentes de saúde e pacientes, colaborando não somente para ampliação do atendimento em saúde como também para a economia de recursos.

“Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente pelo Grupo de Trabalho Mídias Digitais e Arte (GT-MDA), realizado entre 2008 e 2010, voltado para espetáculos de Dança Telemática. Agora, estamos adaptando essa ferramenta para a realidade da medicina, o que inclui procedimentos altamente colaborativos. Neste novo momento da tecnologia de telepresença, temos a oportunidade de contar com o auxílio da equipe do HU, que nos ajuda com feedbacks para otimizar as funcionalidades da ferramenta”, sinaliza Tatiana Tavares, Coordenadora do GT-AVCS.

Nas áreas de telemedicina e telesaúde, a ferramenta é uma alternativa aos equipamentos tradicionais de videoconferência, oferecendo vantagens como um custo menor e a possibilidade de adaptação do software às necessidades especificas da telemedicina, além da utilização de equipamentos comuns para fazer ligações ponto a ponto, ou multiponto.

Como funciona a transmissão de uma cirurgia para telemedicina

Enquanto em uma sala está sendo realizada uma cirurgia, em outra está uma turma de alunos ou residentes do curso de medicina, acompanhada de um professor. Com o auxílio de uma estrutura de três câmeras na sala de cirurgia – uma móvel, uma no foco cirúrgico e uma endocamera (interna)– e uma tela na sala de telemedicina, a ferramenta do GT-AVCS possibilita a interação em tempo real entre estes dois ambientes.

“A tecnologia traz um diferencial em relação ao ensino. Os estudantes acompanham em tempo real e com imagens de alta definição os procedimentos, o que possibilita o reconhecimento de estruturas anatômicas que somente poderiam ser observadas em aulas práticas”, explica o Chefe da Divisão de Cirurgia do HU da UFPB, Geraldo Cunha Filho.

[RNP, 27.06.2011]

Consulta em noticias