RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Fórum Rute 2010

Evento reúne comunidade de telemedicina brasileira


Foi realizado nos dias 19 e 20/10, em Porto de Galinhas, Pernambuco, o Fórum 2010 da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O evento integrou a programação do 12º Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e contou com ampla participação da comunidade de telessaúde e telemedicina brasileira.

O primeiro dia foi dedicado às apresentações de Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão de Educação em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS); Regina Ungerer, coordenadora do projeto e-Portuguese, da Organização Mundial de Saúde (OMS); Yunkap Kwankam, diretor-executivo da International Society for Telemedicine & e-Health (ISfTeH); além do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Messsina foi o primeiro a fazer sua apresentação, expondo a organização e o funcionamento da Rute. Ele ressaltou o objetivo da rede, que é criar núcleos de telemedicina por todo o país e interligá-los. “Graças à conexão com a rede Ipê, a rede acadêmica brasileira, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), os integrantes Rute podem interagir com parceiros por toda a América Latina, Estados Unidos e Europa, por meio dos links com a RedCLARA, Internet 2 e Géant, respectivamente”, disse Messina. Como exemplo de intercâmbio de estudos e informações, o coordenador citou os Grupos de Interesse Especial (ou SIGs, na sigla em inglês), que hoje já passam de 35.

Depois foi a vez de Ana Estela Haddad apresentar o programa Telessaúde Brasil, dedicado à atenção primária em saúde. Ana Estela chamou a atenção para as parcerias do programa com a Rute e com a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), essenciais para o desenvolvimento do Telessaúde Brasil. Regina Ungerer então apresentou o projeto e-Portguese, uma rede criada para aprimorar a colaboração em diversas áreas, inclusive na saúde, entre os países de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Finalizando o primeiro dia do Fórum Rute, Yunkap Kwankam falou de sua experiência como diretor-executivo da International Society for Telemedicine & e-Health (ISfTeH), organização que apoia e promove atividades de telemedicina e telessaúde por todo o planeta. O dr. Yunkap assinalou que um dos principais objetivos da ISfTeH é a criação de uma convenção global de telessaúde, assim como de estruturas e ferramentas para a atividade.

O segundo dia de evento foi dedicado ao debate entre os participantes da mesa no dia anterior e a platéia, tratando dos temas abordados em suas apresentações. Para encerrar, os integrantes Rute presentes ao fórum discutiram questões internas e perspectivas futuras da Rede Universitária de Telemedicina.

Para Messina, “o CBIS e o Fórum Rute representam um avanço importante para a Informática em Saúde, a Telemedicina e a Telessaúde no Brasil. Houve também grande participação internacional, cujos representantes apresentaram temas relevantes para a disseminação do conhecimento no país, agindo como observadores, articuladores e integradores de atividades importantes da saúde no mundo. As apresentações e mesas de discussão foram de alto nível”.

[RNP, 26.10.2010]

Consulta em noticias