RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Hospital da Universidade de Brasília ganha seu primeiro núcleo Rute

Unidade da Rede Universitária de Telemedicina será a 38ª do país


O Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB/UnB), ganhou nesta quinta-feira, dia 14/10, seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é coordenada pela RNP.

Atualmente, 132 instituições distribuídas por todos os estados brasileiros são membros da Rute. Destas, 38 já possuem núcleos de atividades. A cerimônia de inauguração foi transmitida por videoconferência para outras instituições integrantes da Rute e contou com a presença do diretor geral do HUB, dr. Gustavo Romero, da vice-diretora do HUB, dra. Elza Noronha, da diretora adjunta de Ensino e Pesquisa do HUB, dra. Maria Imaculada Junqueira, do vice-reitor da UnB, prof. João Batista, da secretária de saúde do DF, dra. Fabíola Nunes, da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Ana Estela Haddad, e do coordenador da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina.

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HUB/UnB irá integrar o hospital a outras unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para pesquisa e educação continuada em saúde, avaliação remota de casos clínicos ou mesmo no pré-diagnóstico a distância.

O principal exemplo da integração promovida pela Rute são os Grupos de Interesse Especial (ou SIG, na sigla em inglês), nos quais os profissionais de saúde estabelecem uma agenda de videoconferências para debater assuntos específicos. Em todo o país, já são mais de 30 SIGs, dentre os quais o HUB/UnB está cadastrado em 18, incluindo especialidades como cardiologia, urologia e onco-ginecologia. Os principais beneficiados pela unidade Rute no HUB/UnB serão alunos, residentes e profissionais do hospital, que poderão participar dos SIGs já existentes e ter acesso a informações para pesquisa e desenvolvimento.

[RNP, 15.10.2010]

Consulta em noticias