RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Workshop de apresentação dos GTs 2010-2011 da RNP


O Workshop de apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) de Fase 1 de 2010-2011 da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi realizado no dia 10/12/2010. Representantes dos seis GTs de primeira fase apresentaram suas propostas de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores.

Com início em novembro de 2010, os grupos são liderados por especialistas de instituições de ensino superior de diferentes partes do país. Nesta primeira fase, eles trabalham para criar e demonstrar o protótipo de um novo serviço de rede.

Na segunda fase, caso aprovado pela RNP, o protótipo deve ser desenvolvido com vistas à implantação de um serviço-piloto na rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Em 2010-2011, haverá dois grupos em fase 2: GT-UniT e GT-STCFed (para mais informações sobre os GTs de Fase 2, acesse o site: http://www.rnp.br/pd/gts2010-2011).

Confira abaixo as propostas dos GTs de Fase 1:

Sistema de Multiconferência para Acesso Interoperável Web e Móveis.).

Coordenador: Valter Roesler (UFRGS).

O objetivo é a geração de um sistema de webconferência com capacidade de interoperar de forma transparente com computadores ligados na web e dispositivos móveis ligados nas redes de telefonia. O principal diferencial em relação aos produtos atuais é o sistema de gestão integrado com ambientes colaborativos, que facilita a localização dos usuários, transferência fácil da comunicação entre dispositivos e adaptação automática à capacidade do terminal, indo desde áudio simples até vídeo em alta definição.

GT-Digital Preservation – Preservação Digital com Armazenamento Distribuído

Coordenador: Luis Carlos Erpen De Bona (UFPR)

Visa oferecer um sistema de arquivamento digital baseado em armazenamento distribuído, garantindo a preservação e o acesso a dados por períodos de tempo indefinidamente longos e a um custo baixo. Baseado no conceito de redes Peer-to-Peer (P2P), o GT justificativa seu projeto calcado no argumento de que atualmente uma quantidade considerável de informação está sendo produzida em formato digital e este patrimônio precisa ser preservado.

GT-ReBUS – Redes de Acesso em Ônibus Universitários

Coordenador: Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ)

O GT trabalha na elaboração de um serviço de acesso à Internet em ônibus universitário para funcionários, professores e alunos. A justificativa está no sucesso dos dispositivos móveis, caracterizados pela grande capacidade e pela redução dos custos. No Brasil, a venda de smartphones cresceu 15% em 2009. Estima-se que 900 milhões de usuários terão Internet móvel até 2013.

GT-SciFi – Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio

Coordenador: Luiz Claudio Schara Magalhães (UFF)

O objetivo é criar um serviço de gerenciamento para múltiplos APs através de uma plataforma aberta, livre e de baixo custo. Instaladas densamente, as redes Wi-Fi disputam entre si e com uma gama de eletrodomésticos e padrões de comunicação, em um limitado espectro de freqüências. A proliferação das redes sem fio no padrão IEEE 802.11 tende, ironicamente, a reduzir sua eficácia.

GT-LinkedDataBR – Exposição, Compartilhamento e Conexão de Recursos de Dados Abertos na Web (Linked Open Data)

Coordenadora: Maria Luiza Machado Campos (UFRJ)

O objetivo do grupo é criar ferramentas e diretrizes associadas para exposição, compartilhamento e interligação de recursos de dados na forma de Linked Open Data. A ideia é oferecer um ambiente que seja de simples utilização por interessados em disponibilizar seus recursos de dados e associá-los a outros recursos existentes, estimulando a publicação de dados na web.

GT-AVCS – Ambiente de Videocolaboração em Saúde

Coordenadora: Tatiana Aires Tavares (UFPB)

O grupo propõe uma infraestrutura de hardware e software para captura e distribuição segura de múltiplos fluxos simultâneos de vídeo e áudio a fim de prover suporte a diversos cenários de colaboração remota em saúde. A solução proposta será uma alternativa de baixo custo e também permitirá a transmissão de múltiplos fluxos oriundos de diferentes fontes, o gerenciamento remoto dos fluxos transmitidos aos pontos distribuídos geograficamente e a interação entre os pontos conectados. A proposta é expandir a abrangência da Rute permitindo a integração de instituições que não dispõem de soluções dedicadas para videoconferência.

Para mais informações a respeito dos GTs 2010-2011 acesse: http://www.rnp.br/pd/gts2010-2011

[RNP, 31.12.2010]

Consulta em noticias