RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Engenharia, Operações e PoPs

Sessão de bate-papo no 16º SCI aproxima PoPs e gerências de Engenharia e Operações


Cybelle Oyama e Janice Ribeiro, responsáveis respectivamente pelas gerências de Engenharia de Redes (GER) e de Operações (GO) da RNP, se apresentaram na sessão Bate-papo de Engenharia de Redes e Operações, realizada nesta terça-feira durante o 16º Seminário de Capacitação e Inovação da RNP (SCI/RNP). Elas mostraram as principais atividades e iniciativas de suas áreas.

A GER é responsável pela parte de infraestrutura não só backbone, mas de projetos específicos da RNP, como o Rede um Computador por Aluno (Ruca), Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) e RedeIFES@Ipê, por exemplo. Também é esta área que propõe soluções de roteamento e de costura de conectividade entre várias redes para eventos internacionais.

Esta gerência tem ainda atuação junto aos PoPs e instituições usuárias da RNP, propondo as melhores formas de conexão de acordo com as necessidades e realidades de cada instituição. No Amapá, por exemplo, está em curso um piloto para conectar por rádio-enlace digital o campus Santana da Universidade Federal do Amapá ao PoP-AP. “Se isto se mostrar interessante em qualidade e custo benefício, o modelo pode ser aplicado a outras instituições”, apontou a gerente Cybelle Oyama.

O trabalho da Gerência de Operações (GO) é voltado para o dia-a-dia da operação da rede, realizando atividades como monitoramento, manutenção, tratamento de falhas e acompanhamento junto às operadoras fornecedoras de enlaces.

A GO também tem contato direto com os Pontos de Presença, e, em 2010, promoveu uma série de visitas para estar ainda mais próxima destes parceiros. Um dos objetivos dos encontros é fazer o levantamento das atuais atividades de operação feitas pelos PoPs e dar orientações para otimização do trabalho. “As visitas são importantes para vermos de perto as realidades e necessidades dos PoPs”, diz a gerente de operações Janice Ribeiro.

Bate-Papo

Durante a sessão de bate-papo, quando o espaço foi aberto para dúvidas e sugestões dos participantes, iniciativas como as visitas aos PoPs e o projeto InfraPoP foram muito elogiadas pelos presentes, especialmente pelas melhorias que representaram para os Pontos.

Uma das primeiras questões foi sobre a continuidade do projeto InfraPoP, previsto para ser encerrado no final do ano. Segundo o consultor responsável pelo projeto, Raniery Pontes, formalmente ainda não há planos, mas com os resultados positivos obtidos até o momento, é possível que exista uma nova fase do InfraPoP.

Perguntada sobre quando será a próxima série de visitas aos PoPs, Janice Ribeiro explicou que a idéia é que o tempo entre elas não ultrapasse dois anos. Segundo ela, é possível que no próximo ano seja testado um modelo de “visitas a distância” na forma de reuniões por videoconferência.

De uma maneira geral houve um consenso entre os presentes de que quanto menores forem as disparidades entre os PoPs e mais padronização houver nos processos, mais eficiente será a sua operação. Neste sentido foi levantada a possibilidade de se ampliar a disseminação de melhores práticas entre os PoPs, que pode se dar através do compartilhamento autorizado de trechos de relatórios das visitas a estes Pontos.

Para o diretor adjunto de Engenharia e Operações da RNP, Ari Frazão, o balanço do encontro foi positivo. “Esta sessão que ocorre entre os PoPs e a RNP durante o SCI é, juntamente com as visitas, a melhor oportunidade para se estabelecer contato e obter feedbacks valiosos tanto em relação a questões administrativas dos PoPs quanto à operação da rede como um todo”, avalia.

[RNP, 20.10.2010]

Consulta em noticias