RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Engenharia e Operações em foco no 16º SCI

Sessão de bate-papo começa com apresentações de atividades e novidades nestas áreas


A segunda conferência do 16º Seminário de Capacitação e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (SCI/RNP) foi dedicada à Diretoria de Engenharia e Operações (DEO). O encontro foi aberto pelo diretor adjunto de Engenharia Redes e Operações e coordenador da sessão, Ari Frazão Junior.

Ele iniciou o encontro fazendo um breve histórico desta sessão de bate-papo, que foi criada informalmente durante o SCI de 2003 e se consolidou ao longo dos anos como um espaço de troca entre os técnicos dos Pontos de Presença (PoPs) da RNP e a área desta organização que responde diretamente pelo backbone acadêmico nacional.

O diretor aproveitou a ocasião para apresentar a nova divisão da Diretoria Adjunta de Engenharia Redes e Operações (Daero), que antes era conhecida como Centro de Engenharia e Operações (CEO) e foi reorganizada e renomeada por conta do Programa de Mudança Organizacional da RNP.

Hoje a Daero se subdivide em duas gerências, de Engenharia de Redes (GER) e de Operações (GO). A GER é mais focada na infraestrutura física do backbone, sendo responsável também por prover soluções de conectividade para projetos ou eventos especiais que necessitem de grande amplitude de banda. Já a GO trabalha com o dia-a-dia dos PoPs e da operação da rede, garantindo a constância e a qualidade das conexões.

Também representando a RNP no encontro estavam outros representantes da parte da equipe da Daero, que apresentaram suas principais atividades e novidades: da Gerência de Operações, Janice Ribeiro e Marcelo Dias; da Gerência de Engenharia de Redes, Cybelle Oyama e Marcel Rodrigues; e o consultor do projeto InfraPoP, Raniery Pontes.

[RNP, 20.10.2010]

Consulta em noticias