RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Senado Federal adere ao FIX

Enlace de 1 Gbps permite troca de tráfego com as redes participantes do ponto de troca de tráfego


No dia 7/10, o Senado Federal aderiu ao Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX), ponto de troca de tráfego (PTT) coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A conexão foi estabelecida com uma capacidade de 1 Gbps, na modalidade de Acordo de Troca de Tráfego Multilateral (ATM), que possibilita a troca de tráfego com todos os participantes do FIX que tenham interesse em realizá-la.

Segundo o diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes, “no ano de 2010, o FIX praticamente quadruplicou o seu tráfego agregado, com as adesões da Dataprev, NET, Polícia Federal e neste mês do Senado Federal (Prodasen), instituição federal cuja participação já vinha sendo articulada há bastante tempo”.

Integrante do projeto PTTMetro, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o FIX / PTTMetro de Brasília permite que os usuários naveguem por sites comerciais, de ensino e pesquisa e do governo. Ele está estrategicamente localizado em Brasília (DF), sede de órgãos federais.

A grande vantagem da adesão ao ponto de troca de tráfego para os usuários finais é o aumento da velocidade e da qualidade das operações. Além disso, não há custo de adesão ao FIX nem limite de redes que podem se conectar a este. A instituição precisa, apenas, levar sua rede até o ponto ou alocar outra infraestrutura para estabelecer a conexão ao FIX.

Atualmente, além do Senado, fazem parte do FIX / PTTMetro de Brasília as redes da RNP, Serpro, Departamento de Polícia Federal, Intelig, GVT, Brasil Telecom (Oi), Dataprev, NET e NIC.br.

[RNP, 18.10.2010]

Consulta em noticias