RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

ESR capacita primeira turma no curso Formação de Suporte Técnico para Laboratórios Proinfo


Terminaram nesta quinta-feira, 12/8, as aulas da primeira turma do curso Formação de Suporte Técnico para Laboratórios Proinfo, ministrado na unidade da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP em Brasília. O objetivo do curso é capacitar técnicos para oferecerem suporte aos laboratórios de informática das escolas beneficiadas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). A principal atribuição do programa é introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, sobretudo as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

“São 60 mil escolas com laboratórios do Proinfo que receberão banda larga até o final do ano. Até lá, temos que capacitar os instrutores dos técnicos distribuídos pelo Brasil. Nos NTEs estão os técnicos que vão capacitar outros técnicos de todo o país. Agora, estamos capacitando os instrutores”, disse Nelson Simões, diretor-geral da RNP.

Em apoio ao Programa, a ESR oferece seu conhecimento e sua experiência em capacitação em TIC aos profissionais dos NTEs, que atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido. A ação completa prevê, no mínimo, a capacitação de dois membros de cada NTE, que contabilizam cerca de 900 em todo o país. Portanto, o projeto prevê a capacitação de 1.800 alunos até o final de 2011. Na primeira fase serão 12 turmas e um total de 240 alunos. Na segunda, quando a ESR enviará instrutores para treinamento nos NTEs, serão 27 turmas e 540 alunos.

“A expectativa com relação a essa turma se refere tanto ao conteúdo como ao encontro dos técnicos, que não acontece há quase dois anos. A turma tem pessoas que estão espalhadas pelo Brasil, técnicos instrutores em Linux Educacional que fazem parte dos NTEs”, disse Regiane Soares de Carvalho, coordenadora da equipe do Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC), na abertura do curso.

Em função do projeto, a ESR editou seu primeiro livro, Formação de suporte técnico Proinfo, disponível para acesso gratuito na Sala de Leitura do site da Escola.

O livro

O enfoque do material está no software Linux Educacional, assim como em suas ferramentas e nos portais do MEC. São apresentadas as características do Linux e sua administração, os conceitos de protocolo de rede TCP/IP, de redes com e sem fio e configuração de interfaces, além de boas práticas em segurança no uso de redes e Internet.

De forma a complementar esta ação, está prevista a criação de um ambiente colaborativo (ProinfoTec) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para que os profissionais responsáveis pelo suporte dos laboratórios Proinfo possam dispor de um portal, em ambiente web 2.0, para compartilhar informações de teor técnico-operacional relacionadas ao funcionamento adequado dos laboratórios, o que inclui seus equipamentos e softwares usados agora e no futuro.

A interface do Projeto Proinfo com a ESR teve início em agosto de 2009, com a capacitação Projeto confweb@proinfo: Conferência Web para Proinfo Integrado. A interação ESR/Proinfo é parte do escopo do programa de cooperação entre a Secretaria de Educação a Distância do MEC (SEED) e a RNP.

[RNP, 16.08.2010]

Consulta em noticias