RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Lançamento oficial de Alice2 e segunda versão da RedClara


Uma ferramenta poderosa, um exemplo de cooperação e, concluindo, uma história de êxito de colaboração foram as palavras com as quais em 14/5 os representantes do projeto fizeram o lançamento de Alice2 e a segunda versão da RedClara no marco da Conferência Ministerial na Espanha. No final da cerimônia, com o som de instrumentos antigos recuperados pelo projeto Astra, graças a Géant, EumedConnect e RedClara, foi recriada uma peça da primeira obra musical escrita na América Latina, com a qual se celebrou este novo marco na história das redes avançadas.

Em 14 de maio, no marco da Conferência Ministerial preparatória para a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo Eulac (realizada em 18/5 em Madri) e com a presença de todas as redes membros do projeto, foi realizado o lançamento oficial de Alice2 (América Latina Interconectada Com Europa) e da segunda versão da RedClara.

O programa do evento incluiu as palavras de Mario Campolargo, diretor de tecnologias emergentes e infraestrutura da Sociedade da Informação da Comissão Europeia; Florencio Utreras, diretor executivo de Clara; e Martha Giraldo, presidente do diretorio de Clara.

"Para a Comissão (Europeia), RedClara é um exemplo particularmente bom de cooperação entre Europa e América Latina e, especialmente para a Direção da Sociedade da Informação, este é o caso mais concreto e de êxito da aplicação das recomendações dos fóruns ministeriais anteriores para o fechamento da brecha digital divisória e o estabelecimento da conectividade unificadora", expressou Mario Campolargo em seu discurso.

Por sua parte, o Diretor Executivo de Clara, Florencio Utreras, na apresentação "Uma história de êxito de colaboração" fez um breve resumo da história do projeto e assinalou que através da RedClara2 se espera estender e promover o trabalho realizado por RedCLARA na identificação de comunidades para pesquisa, no desenvolvimento e na consolidação de um modelo sustentável, na inclusão regional e formação de capacidades.

Martha Giraldo, Presidente do Diretório de Clara e Diretora Executiva da rede nacional da Colômbia, afirmou que a única maneira de a América Latina se tornar competitiva é através da criação de instituições virtuais de pesquisa que incluam pesquisadores de vários países. "Com estas novas redes de grande potência, os pesquisadores poderão compartilhar seus instrumentos e sua informação, seus recursos de informática e suas bibliotecas digitais e, mais importante ainda, poderão trabalhar juntos em equipes multinacionais. Somente por meio do trabalho em equipe inter e extra-regional é que será possível obter resultados significativos na abordagem de problemas importantes, tais como: as enfermidades infecciosas, as mudanças climáticas, a biodiversidade, a sismologia, a redução das florestas e a contaminação da água. São estas ferramentas que vão permitir aos pesquisadores da região participar de grandes experimentos em astronomia, física e biotecnologia", explicou.

No fim da cerimônia, com o som de instrumentos antigos recuperados pelo projeto Astra graças a Géant, EumedConnect e RedClara, foi recriada uma peça da primeira obra escrita na América Latina, "A Púrpura da Rosa", ópera em um ato, composta por Tomás de Torrejón y Velasco sobre um livro de Pedro Calderón de la Barca (1701). Este foi o centro da celebração do lançamento de ALICE2 e da segunda versão de RedCLARA, que aconteceu no momento do serviço de sobremesa e café do qual participaram os ministros e as agências de governo da Europa e América Latina e Caribe que integraram a Conferência Ministerial Eulac realizada nas dependências da Presidência Espanhola da União Europeia, no recinto Ferial IFEMA (Madri).

Os sons utilizados na apresentação pertenciam a um tambor da cultura Gentilar (Norte do Chile), datado do período entre 1200 e 1470 aC e de uma flauta (quena) de osso da cultura Nasca (Sul do Perú) do ano 1000 a 700 aC e sua combinação com instrumentos da antiga Europa, barbiton e epigonion; revividos graças à iniciativa Astra (Ancient instruments Sound/Timbre Reconstruction Application) de recuperação sonora mediante técnicas de modelo matemático através de malhas computacionais sobre redes avançadas.

A interpretação da peça contou com um elenco formado por membros da Lost Souds Orchestra: Francesco De Mattia, Diretor Artístico do projeto Astra e diretor geral do concerto; Paolo Cimmino, percusionista; Enrico Vicinanza e Fiorenza Calogero, voz; e se dispôs de um coral a cargo de Caprici Arte y Música, integrado por sua diretora Lynette Carveth; e o diretor musical, Stephen Knight.

"O lançamento de RedClara é um evento importante para as comunidades de pesquisa e educação da Europa e da América Latina. Representa um passo muito importante na colaboração de ALC-UE que esperamos esteja acompanhada em um futuro próximo de melhora de conectividade e do desenvolvimento de um novo sistema que conecte as duas regiões", ressaltou Campolargo.

“Graças à cooperação europeia, a América latina construiu uma poderosa infraestrutura apoiada pelas organizações regionais e nacionais que operam, desenvolvem e promovem seu uso. O Projeto Alice2 é e continuará sendo uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da América Latina e para conseguir uma maior colaboração entre nossos pesquisadores e seus pares na Europa e em todo o mundo", concluiu Giraldo.

O projeto Alice2 foi iniciado em dezembro de 2008 e tem prazo de execução estimado em 45 meses. Co-finaciado pela comissão Europeia (CE) através do Programa @LIS2, ALICE2 tem um financiamento total de 18 milhões de euros; dos quais 12 milhões de euros vêm da CE e 6 milhões da América Latina. Seu objetivo geral é estimular e apoiar a pesquisa colaborativa dentro da América Latina e da região com a Europa, por meio do fortalecimento de Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e sua infraestrutura de rede, RedClara, além de fomentar a criação e manutenção de comunidades de pesquisa que trabalhem temas relativos ao desenvolvimento (UN - Millenium development Goals - MDG) e levantados pelo FP7 (7o. Programa Marco - Comissão Europeia). As seguintes instituições e projetos colaboraram com o concerto: RedIRIS (Espanha), CoNARE (Costa Rica), REUNA (Chile), RAAP (Perú), GÉANT (Europa), DANTE (Europa), Museu Chileno de Arte Pre-colombina (Chile), ASTRA (Ancient instruments Sound/Timbre Reconstruction Application) - Mariapaola Sorrentino, Domenico Vicinanza, Francesco De Mattia -, Lost Sounds Orchestra – Francesco De Mattia, Paolo Cimmino, Enrico Vicinanza e Fiorenza Calogero - e Caprici Arte y Música.

fonte: http://alice2.redclara.net/index.php/pt/component/content/article/99-lanzamiento-oficial-de-alice2-y-la-segunda-version-de-redclara

[RNP, 17.06.2010]

Consulta em noticias