RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Participantes do projeto RedeH - FuturaRNP se reúnem em Gramado

Pesquisadores apresentaram status de seus estudos e planejaram os próximos passos do projeto


No dia 23/5, em Gramado (RS), foi realizada uma reunião do projeto RedeH – FuturaRNP, prospecção tecnológica que será a base do planejamento da sexta fase de evolução da rede da RNP, a ser lançada entre 2010 e 2011. A nova rede terá arquitetura híbrida, sendo usada ao mesmo tempo para prestar o tradicional serviço de pacotes IP e para o aprovisionamento de circuitos fim a fim (ou lightpaths), geralmente utilizados em aplicações que exigem qualidade de serviço e que demandam grande uso de banda . Em uma rede híbrida, o aprovisionamento de lightpaths é feito de forma automatizada (dinâmica), em substituição ao aprovisionamento manual, que além de lento e trabalhoso, é sujeito a erros do operador.

O RedeH – FuturaRNP é dividido em quatro grupos de estudo: Comunidade de Usuários (grupo 1); Acesso a Infraestrutura (grupo 2); Arquitetura e Tecnologias de Rede Híbrida (grupo 3); e Suporte para Aplicações de Usuários (grupo 4).

A reunião deste dia 23/5 tratou dos estudos do grupo 3, coordenado pela diretora-adjunta de Internet Avançada da RNP, Iara Machado. O grupo é dividido em subprojetos que investigam tecnologias para o aprovisionamento dinâmico de circuitos fim a fim (subprojetos Tiamhat e ROTAS); gerência, monitoramento e operação de redes híbridas (subprojetos Hyman e MonCircuitos ) e diagnóstico e recuperação de falhas (subprojeto Resiliente).

Durante a primeira metade do encontro foi realizada a atualização de status destes subprojetos do grupo 3. Os pesquisadores, que utilizam como testbed a rede experimental Cipó (construída de maneira sobreposta às redes Ipê e GIGA) apresentaram os principais problemas, avanços, questionamentos e conclusões resultantes de seus estudos e testes.

O restante do encontro foi destinado a debater quais deverão ser os próximos passos do projeto RedeH – FuturaRNP. Além de prosseguir com os testes para definir quais serão as soluções adotadas na rede híbrida que a RNP tem intenções de adotar, foi levantada a necessidade de se iniciar o desenho de um projeto para oferecer, em caráter experimental, o serviço de aprovisionamento dinâmico de circuitos fim a fim.

A ideia é que haja uma aproximação com o grupo 1 (Comunidade de Usuários) para identificar potenciais usuários piloto para o serviço, preferencialmente aqueles que possuam grandes demandas de banda, como aplicações de instrumentação remota, trabalhos com mídias de alta definição e atividades que envolvam transferência de grande volume de dados. O cronograma proposto prevê que até 2011 já existam condições de oferecer, em caráter experimental, o aprovisionamento dinâmico de circuitos a um grupo piloto de usuários.

Com esse tipo de serviço, permitiremos que usuários que necessitem colaborar com pesquisadores em outras redes acadêmicas possam ter acesso a infraestruturas compartilhadas e participar de projetos de colaboração. O aprovisionamento dinâmico de circuitos permite um uso mais racional dos recursos da rede, devido a facilidade de criar e destruir circuitos de forma automática. Usuários do serviço tradicional IP também são beneficiados, pois com a criação dos circuitos para atender demandas de aplicações de uso intensivo da rede, o tráfego IP tradicional é protegido, explica Iara Machado.

Para ver os slides das apresentações realizadas na reunião RedeH - FuturaRNP, acesse: http://indico.rnp.br/conferenceTimeTable.py?confId=89.

Demonstrações no 11º WRNP

O projeto RedeH – FuturaRNP será abordado durante o 11º Workshop RNP (WRNP), que começa nesta próxima segunda-feira (dia 24/5). Na sessão Infraestrutura Hoje e Amanhã, que será realizada no segundo dia do evento (25/5), será apresentado o status geral do projeto.

Além disto, na área dos estandes do WRNP, pesquisadores do RedeH – FuturaRNP realizarão demonstrações de alguns resultados alcançados no escopo do projeto.

Para ver a programação completa do 11º WRNP e assistir a transmissão ao vivo do evento, acesse: https://www.rnp.br/wrnp/2010/.

[RNP, 23.05.2010]

Consulta em noticias