RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa do IV Workshop de Tecnologias da Informação das Ifes

Projetos e serviços da organização são apresentados aos gestores de TIC nas instituições federais de ensino superior


A RNP apoia a realização do IV Workshop de Tecnologias da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que acontece entre os dias 11 e 14/5, na Unirio, no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das Ifes para o intercâmbio de experiências e soluções desenvolvidas pelos institutos.

Com o apoio, gerentes e diretores da organização foram convidados a apresentar projetos e serviços aos participantes. Na manhã de quarta-feira, 12/5, a diretora Adjunta de Internet Avançada, Iara Machado, detalhou o processo de criação e desenvolvimento do serviço experimental Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU), desde sua concepção até a etapa estrutural necessária para a operação e administração.

A exposição foi complementada pela gerente de P&D Daniela Brauner, que explicou que a ICPEDU foi criada por um dos Grupos de Trabalhos (GT-RNP). Daniela descreveu o processo de formação dos GT, apresentando alguns deles eseus resultados. Ainda contou como parte dos serviços da RNP atualmente oferecidos às suas instituições usuárias, é resultado do trabalho dos GT.

Em seguida, o coordenador de P&D André Marins falou sobre a Infraestrutura de Ensino a Distância (IEAD) e o serviço de Educação a Distância (EDAD), ambos com origens nos GT. O EDAD foi descrito como “uma solução robusta para videoaulas interativas”, e o IEAD contou com duas demonstrações: o Projeto Telecentros, do Inmetro, apresentado pelo próprio Marins, e o Projeto Turmas Distribuídas, da Escola Superior de Redes (ESR), pelo coordenador de Suporte da ESR, Renato Duarte.

ICPEDU e CAFe como serviços

Jean Carlo Faustino, gerente de Serviços da RNP, retomou o tema da ICPEDU e da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), concluindo que ambos apontam para ser “incorporados de maneira perene como serviços da RNP”. Faustino explicou que os serviços passam por uma fase de transição, que inclui a compreensão da tecnologia, desenho da sua operação e a implantação completa da infraestrutura nas instituições, e começarão a operar no segundo semestre.

As palestras da manhã foram encerradas pelo coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, que apresentou um histórico da frente de atuação em capacitação da RNP, identificando quando cada um dos eixos temáticos foi implementado, e dando ênfase ao mais recente, Governança de TI. Coelho disse que a ESR apresenta um crescimento constante da média de alunos e se prepara para crescer ainda mais em 2010.

Infraestrutura Mínima de Segurança e Gerência para Ifes

Na parte da tarde, Nina Solha, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, abordou o projeto Infraestrutura Mínima de Segurança e Gerência para Ifes, que tem como objetivo prover uma estrutura mínima de segurança para as instituições por meio de uma ferramenta de detecção e monitoramento de incidentes.

“Queremos implementar uma solução simples, de fácil manutenção e que tenha uma interface web”, afirmou Nina. A aplicação da ferramenta será feita em duas fases, primeiro como piloto e depois como projeto experimental. “Os próximos passos são validar um calendário de implantação, discutir parcerias e definir papéis na administração”, completou a gerente.

[RNP, 13.05.2010]

Consulta em noticias