RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e CPqD organizam workshop sobre a Internet do Futuro


Nos dias 27 e 28/5, em Gramado (RS) será realizado o Workshop Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), evento coordenado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Este workshop está inserido na programação do 28º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), maior evento científico da comunidade de redes do Brasil, que conta também com o Workshop RNP (WRNP) em sua programação.

O WPEIF tem como objetivo criar um fórum de discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre a pesquisa experimental relacionada às redes do futuro, em particular da Internet do Futuro, e promover a pesquisa experimental sobre o tema na comunidade nacional de redes de computadores.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton, lembra que a discussão sobre os novos rumos da Internet é uma tendência mundial. "A Internet do Futuro é assunto ativo de P&D em redes atualmente, com programas experimentais importantes em curso em vários países, como GENI (EUA), FIRE (UE) e AKARi (Japão), e projetos brasileiros como GIGA e o Instituto Nacional de C&T (INCT) Ciência Web, todos ambicionando resultados concretos a médio prazo. A RNP se envolve em várias destas iniciativas, para acompanhar melhor a evolução da Internet."

O Gerente de Pesquisa e Prospecção em Tecnologias Ópticas do CPqD, Marcos Rogério Salvador, concorda. “O evento ocorre em um momento extremamente importante, em que a comunidade científica internacional se mobiliza para tratar do tema Internet do Futuro, e se constitui uma oportunidade ímpar de mobilizar os pesquisadores brasileiros para essa janela de oportunidade”.

Programação

O primeiro dia do WPEIF será dedicado a um tutorial teórico e prático sobre a tecnologia OpenFlow, ministrado por membros da equipe de desenvolvimento do OpenFlow, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. “Durante o workshop, pretendemos focar na tecnologia OpenFlow, que transforma equipamentos de comutação em elementos programáveis externamente e, desta forma, abre as portas para pesquisas experimentais em larga escala de protocolos, serviços e aplicações de rede inovadores”, comenta Salvador.

O segundo dia será dedicado a apresentações sobre infraestruturas de rede disponíveis no País para a realização de pesquisa experimental da Internet do Futuro, apresentações de trabalhos de pesquisa experimental em andamento no país e também demonstrações de resultados dessas pesquisas experimentais. “Pretendemos realizar uma demonstração de larga escala da tecnologia OpenFlow envolvendo o Brasil e os Estados Unidos”, avisa Salvador. Um painel de discussão sobre o tema do workshop concluirá o evento.

[RNP, 05.04.2010]

Consulta em noticias