RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Portal Zappiens.br é lançado em São Paulo

Serviço dá acesso gratuito a vídeos raros da década de 1930 e 1970


O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, lançaram ontem, em São Paulo, o Zappiens.br, um portal gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.

Pesquisadores, que antes só acessavam vídeos históricos por meio do Arquivo Nacional e de aulas e eventos da USP, poderão agora assistir a este acervo raro de qualquer lugar. O portal possui, no momento, cerca de seis mil vídeos, entre eles Cinejornais, noticiários transmitidos antes dos filmes das décadas de 1930 a 1970.

O Zappiens.br possui um sistema de busca que funciona tanto por meio de palavras-chave como por tags, o que facilita a organização dos conteúdos. Além disso, não há limite de tamanho para os arquivos de vídeo.

Como explicou o diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, “o Zappiens.br disponibiliza os vídeos de organizações parceiras por meio de uma indexação, não hospedando necessariamente todos estes vídeos”.

O portal foi criado graças à iniciativa da comissão de trabalhos de conteúdos digitais do CGI.br, que identificou a necessidade de implementar repositórios de vídeos para uso público.

“Com acesso gratuito, o objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades”, conclui Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br.

[RNP, 05.02.2010]

Consulta em noticias