RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Concluído o processo de aprimoramento tecnológico do fone@RNP

Serviço sofreu migração do protocolo H.323 para SIP


As cerca de 100 instituições que utilizam o fone@RNP, serviço de voz sobre IP (VoIP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), concluíram o processo de migração do H.323 para SIP (Session Initiation Protocol), um protocolo mais estável e simples de administrar. O processo de reestruturação começou em 2008 e foi fruto de um alinhamento com a evolução tecnológica.

De acordo com o gerente de Serviços da RNP, Jean Carlo Faustino, a mudança do protocolo foi, acima de tudo, um processo administrativo e gerencial, já que foi necessário negociar datas e prazos para a migração com todas as instituições clientes que compõem o serviço em questão.

“Há uma tendência mundial e tecnológica de descontinuar o uso do H.323 no contexto do VoIP, substituindo-o pelo SIP. Tudo que é novo é feito para este protocolo. Por isso, resolvemos desativar o H.323, negociando o deadline cuidadosamente com os participantes, pois, quem não fizesse a migração, ficaria automaticamente fora da rede”.

A migração da tecnologia também visa viabilizar a integração do fone@RNP com o projeto Monitoramento Nacional, que controlará, de maneira automatizada, a qualidade do serviço prestado às instituições clientes, aprimorando-o continuamente.

Outro trabalho que está sendo desenvolvido para aperfeiçoar o serviço é o Estatística Nacional do fone@RNP, que tem como principal objetivo coletar dados e gerar estatísticas sobre o uso do VoIP.

O gerente de sistemas da RNP, Marcello de Jesus, garante que, quando o projeto Estatística Nacional estiver consolidado, será possível mostrar para os gestores, reitores, técnicos e financiadores, que o uso do fone@RNP possibilita uma considerável economia nas contas de telefone do conjunto das instituições que fazem parte da rede.

[RNP, 12.01.2010]

Consulta em noticias