RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Cinemateca Brasileira já está conectada à rede Ipê


A Cinemateca Brasileira é a primeira instituição dos 11 aparelhos culturais previstos para serem conectados à rede brasileira de ensino e pesquisa, a rede Ipê, operada pela RNP.

A conexão representa um marco histórico para o Ministério da Cultura (MinC) e a RNP que, em parceria, desenvolvem um projeto piloto para a formação de uma rede avançada para a colaboração e comunicação, integrando instituições produtoras de conteúdo cultural e a sociedade.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 18, na própria Cinemateca, pelo diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, durante o ato inaugural do Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital.

Na cerimônia, que festejou o início do evento, estavam presentes o diretor-geral da Cinemateca Brasileira, Carlos Magalhães, o secretário-executivo do MinC, Alfredo Manevy, o secretário de Políticas Culturais do Ministério, José Luiz Herêncio, o gerente de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, José Murilo Jr., entre outras autoridades e personalidades do mundo da cultura.

Resgatando a história da parceria entre RNP e MinC, José Luiz Ribeiro Filho disse que a articulação de um possível trabalho em conjunto já vinha sendo discutida há anos pelos representantes das duas instituições. No entanto, só no ano passado, o estabelecimento de um projeto piloto aproximou efetivamente a RNP e o MinC.

De acordo com o diretor, “esta parceria é uma oportunidade para a RNP aprender com a comunidade da cultura e poder aprimorar os serviços que a organização já presta para o país”.

Por sua vez, José Murilo Jr. agradeceu à RNP pelo projeto, destacando que a conexão da Cinemateca, na velocidade de 1 Gbps, à rede acadêmica brasileira é um marco muito importante para a cultura digital brasileira.

Ele ressaltou também a importância do Seminário em consolidar o conteúdo dos debates que já vêm sendo travados na rede Fórum da Cultura Digital. O resultado destes debates estará presente no documento a ser entregue para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que contemplará a realização de políticas públicas que regulem a cultura digital.

Além da Cinemateca, o Projeto Piloto MinC/RNP prevê a interconexão à rede acadêmica de nove instituições culturais no Rio de Janeiro e mais uma em São Paulo.

O objetivo da parceria RNP/MinC é fomentar o uso inovador de redes avançadas na produção e distribuição de conteúdos culturais através da infraestrutura da rede acadêmica brasileira.

Assim, qualifica-se a presença das instituições culturais na rede mundial de computadores, ampliando, sobretudo, a circulação de acervos de significativa relevância para a vida cultural do país.

[RNP, 20.11.2009]

Consulta em noticias